Candidatos à Prefeitura de Blumenau participam de encontro com representantes do Sintraseb e dos servidores

Foto: Sintraseb

O Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau, Sintraseb, realizou na tarde desta quarta-feira, 18, na Associação dos Servidores Públicos, ASPMB, a quarta edição do Encontro com os Prefeituráveis. 

O evento faz parte da campanha pelo voto consciente dos trabalhadores(as) do serviço público, que tem como tema “o cidadão elege o prefeito, o servidor escolhe o patrão”. A ideia é reforçar a dupla responsabilidade dos(as) trabalhadores(as) do serviço público municipal, que ao mesmo tempo têm o direito de eleger o prefeito como qualquer cidadão, mas também o de escolher o seu patrão ou patroa, aquele ou aquela que será responsável por conduzir as relações trabalhistas.

O encontro teve como objetivo oportunizar aos candidatos e às candidatas um momento de aproximação direta com os legítimos representantes dos(as) trabalhadores(as) que fazem o serviço público municipal. Além da diretoria colegiada do Sintraseb, estiveram presentes os membros dos diversos conselhos de controle social indicados pela entidade e os representantes por local de trabalho.

Todos os cinco candidatos à prefeitura estiveram presentes.

As regras e a dinâmica do evento foram acordadas com representantes das candidaturas.

Todos os candidatos(as) receberam antecipadamente um documento contendo a Plataforma Política das Servidoras e dos Servidores Municipais 2024, apresentada pela Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal (a CONFETAM), contendo diretrizes para o governo e a pauta de reivindicações histórica da categoria.

Cada candidata e candidato a prefeito tiveram direito a 12 minutos para apresentação de seus compromissos com a categoria e com o serviço público. A ordem de apresentação foi definida por sorteio: Ricardo Alba, Delegado Egídio, Odair Tramontin, Ana Paula Lima e Rosane Martins.

O conteúdo da apresentação era livre, mas o Sindicato sugeriu aos candidatos(as) que manifestassem prioritariamente suas posições sobre: o direito e o respeito à negociação coletiva de trabalho; sobre a aposentadoria dos(as) servidores(as) e a manutenção do ISSBLU; e sobre a privatização e a terceirização de serviços. 

Ao final, os(as) candidatos(as) foram convidados(as) a assinar uma Carta Compromisso com os(as) servidores(as). Um documento atestando que o candidato(a) assumia a responsabilidade de considerar as ideias contidas na Plataforma Política das Servidoras e dos Servidores Públicos Municipais para as Eleições 2024, apresentada pela Confetam/CUT, e que estavam cientes das reivindicações dos(as) servidores(as), comprometendo-se a trabalhar por sua execução.

Apenas duas candidatas assinaram o documento sem ressalvas, Ana Paula Lima (PT) e Rosane Magaly Martins (PSOL). Egidio Ferrari (PL) assinou um documento próprio, com alteração no texto proposto pelo sindicato. Odair Tramontin (NOVO) e Ricardo Alba (Podemos) receberam o documento, mas não assinaram.

 

2 Comentário

  1. Correto Alba e Tramontin, assinar documento para Sindicato , antes de eleitos, sem estar sabendo exatamente a situação que se encontra os servidores públicos. O Sindicato diz que o povo escolhe o prefeito e os servidores escolhem o patrão ?
    Já vi frase sem sentido , mas esta ganhou de todas . O patrão ó povo e não o prefeito, alguém avisa isto ao sindicato .Claro que os candidatos do PT e PSOL assinaram , eles assinam todas as promessas . Pergunto , na época que o PT dirigiu Blumenau , acertaram o problema do ISBLU com a prefeitura ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*