Câmara Mirim de Blumenau homenageia professores em sessão solene

Foto: Lucas Prudêncio/CMB

Câmara de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, realizou, na noite desta terça-feira, 8, uma sessão solene mirim em homenagem ao Dia do Professor, que é celebrado em 15 de outubro. A solenidade, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, foi conduzida pela presidente mirim Camila Coelho, da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, juntamente com os demais integrantes da mesa diretora mirim.

A sessão contou com as presenças dos vereadores Bruno Cunha (PSB), e Professor Gilson de Souza (PSD); do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Oscar Grotmann Filho; da representante da Secretaria municipal de Educação, Angela Simão; do coordenador regional de Educação, Osvaldo da Silva Sobrinho, e também do assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider. Além deles, professores, diretores, coordenadores, ex-vereadores mirins e homenageados.

O Legislativo de Blumenau, através da Câmara Mirim, abriu este espaço para a valorização de professores que têm se dedicado e se destacado no desenvolvimento da educação no município. Na oportunidade, os parlamentares mirins titulares entregaram diplomas de mérito para professores previamente indicados pelos vereadores mirins, em conjunto com suas respectivas unidades escolares. Foram realizadas 14 homenagens. A vereadora mirim Julia Bertoldi Hoffmann, da Escola Barão do Rio Branco, homenageou a professora Débora Eberhardt Schneider, que não pôde comparecer. Ela foi representada pela orientadora pedagógica Vivian Silva.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Oscar Grotmann Filho, disse que observa que os vereadores mirins têm muito conhecimento, muita sagacidade e muitas ideias. Apontou que, futuramente, alguns deles poderão se tornar vereadores eleitos. Lembrou da sua primeira professora, apontando que os presentes, com certeza, se recordam como ele do nome ou do semblante da sua primeira professora e falou sobre o educador na sociedade atual.

“Quantas vezes eles também fazem o trabalho que seria dos pais, de educar. É muito triste ver que esta realidade existe atualmente, de pais que deixam a educação de seus filhos com a escola e com os professores. Também é muito triste ver alunos agindo de forma hostil com os professores porque faltou educação em casa. O professor é aquele que ensina e orienta todas as outras profissões e, muitas vezes, não é reconhecido. Nós precisamos valorizar os nossos professores”, apontou, acrescentando que se sente muito feliz em estar presente representando o prefeito Mário Hildebrabdt na solenidade de reconhecimento e homenagens aos professores.

Angela Simão, representando a Secretaria municipal de Educação e em nome da secretária Patrícia Lueders, destacou a importância dessa sessão e apontou que esta homenagem, com certeza, será guardada no coração de cada um. Disse que a homenagem feita pelos vereadores mirins expressa a gratidão, o reconhecimento e a valorização a esses profissionais. “Ser professor é ser um eterno aprendiz, estar sempre se atualizando, estudando, é um aprendizado constante no cotidiano com os alunos. Um bom professor é aquele que se preocupa, aquele que sofre a cada término de ano quando um novo grupo termina, mas se alegra com o novo grupo que surge. Nós nunca esquecemos de nossos professores, que deixam uma marca na vida dos alunos. Com certeza, os profissionais que aqui estão deixaram marcas positivas para os seus alunos”.

O vereador Professor Gilson discorreu sobre a responsabilidade que é ser professor nos dias atuais vivenciando o dia a dia com crianças e adolescentes. Também apontou os desafios encontrados no dia a dia em sala de aula e na educação do país. “Só quem é professor e que está em sala de aula sabe das dificuldades, principalmente em escolas públicas. É importante esta homenagem, mas os professores precisam de reconhecimento todos os dias, porque são eles que estão diariamente cuidando da educação. Fica cada vez mais difícil para os professores e para a sociedade quando eu vejo que a educação no nosso país não é valorizada, quando se acha que as escolas são depósitos de crianças e adolescentes. Também é necessário a presença dos pais acompanhando a vida escolar dos filhos”, apontou, acrescentando que a maior recompensa de um professor é quando um aluno, quando adulto, vem agradecer o professor pelos conhecimentos transmitidos que o ajudaram no seu crescimento e a se tornar a pessoa que é.

O parlamentar Bruno Cunha destacou a importância do Programa Vereador Mirim da Câmara para a cidade. Apontou que o projeto deve ser cada vez mais fortalecido e valorizado dentro do parlamento e fora dele. Em relação à sessão, ele disse que tem orgulho de ser professor, mesmo sabendo das dificuldades diárias. “É a profissão mais bonita que existe. O grande caminho de transformação da sociedade é dentro da sala de aula. Eu vejo a escola como o caminho de revolução, de transformação e de formação de pessoas que podem fazer a diferença no dia a dia. Nós temos que valorizar sempre os professores”, assinalou, parabenizando a Câmara Mirim e os homenageados. Por fim, ele adiantou que vai conversar com os vereadores mirins, durante uma sessão ordinária, a respeito de um projeto de lei, de sua autoria, sobre a arrecadação de tampinhas de garrafas PET nas escolas. Segundo o vereador, o objetivo é trabalhar com a educação ambiental, sustentabilidade e a possibilidade das vendas das tampinhas se reverterem em benefícios para a causa animal e para a escola.

O assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, deixou uma mensagem em homenagem aos professores. “Eles formam todas as outras profissões. Só estou aqui porque na minha vida passaram vários professores e sou muito grato e feliz por todos que passaram. Eu tenho esperança em um mundo melhor e essa esperança nasce ao ver o esforço do professor que, muitas vezes, não é valorizado e enfrenta muitas dificuldades no dia a dia, mas que, mesmo assim, não mede esforços para levar o conhecimento e ensinar”, assinalou, parabenizando o professor Erlédio Pering, coordenador pedagógico da Câmara Mirim, por todo o trabalho desenvolvido, como também os vereadores Bruno Cunha e Gilson de Souza, que também são professores.

Confira a lista dos homenageados

Vereador Mirim Professor Escola
Adriely de Melo Claudia Aparecida Morais Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger
Ana Carolina Soares Ribeiro Marcelo Serpa Carli Colégio Sagrada Família
Andrei Felipe Imthurm Fabíola Thaís Kuipers Mikoseit Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen
Camila Coelho Fernanda Araújo Feijó Escola de Educação Básica Professor João Widemann
Efraim Calebe Mertens Gilvan Oliveira Mello Colégio Shalom
Francine Eduarda dos Santos Anilori Dusterhoft Vicente Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun
Gabriel Ianczkovski Guilherme Wolfgang Weinzierl Colégio Bom Jesus Santo Antônio
Gabriel Reitz Buerger Tatiana Witthof Raffaelli Colégio Alfa Castelo
Julia Bertoldi Hoffmann  Débora Eberhardt Schneider Escola Barão do Rio Branco
Júlia Ohana Machado Paz Christian David Machado Escola Básica Municipal Visconde de Taunay
Lucas Theiss Luiz Rosemeri Busarello Zipf Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires
Matheus Feliciano de Azevedo Dione Borchardt Escola Básica Municipal Machado de Assis
Victor Allan Araujo Ferreira Talita Matias Ventura Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim
Yasmim Souza da Silva Roberto Kroplin Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves

Fonte: CMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta