Câmara confirma comissão para avaliar situação da FURB, mas Reitora diz que não há dívidas

Foto: Rogério Pires/CMB

Na sessão desta terça-feira, foi confirmada a aprovação do Requerimento 143/2025, de autoria do vereador Diego Nasato (NOVO), que cria uma Comissão Temporária para a recuperação fiscal-orçamentária da FURB, com foco na regularização de seus débitos previdenciários junto ao ISSBLU e demais compromissos financeiros.  A Comissão será composta por 5 membros e o prazo para a conclusão dos trabalhos será de 90 dias, prorrogáveis por igual período.

“Não se trata de uma intervenção direta à FURB, mas sim fazer, com a máxima transparência e com a participação de todos os envolvidos, discussões sérias sobre o que fazer para que a universidade tenha dentro de um prazo determinado suas contas saneadas”, salientou o vereador autor.

O vereador falou de intervenção, pois sabe que sua proposta não caiu bem dentro de setores da universidade. A própria reitora Márcia Sardá, em entrevista ao colega Jorge Theiss, na Rádio Itaberá, disse que a FURB está sem dívidas, com os salários em dia e que a dificuldade está centrada no ISSBLU, que estão tentando administrar, mas que não há ilegalidade nas constantes pedaladas.

Há uma preocupação com uma possível quebra de autonomia, lembrando que a FURB é fiscalizada pelos órgãos competentes, como TCE e Ministério Público. Outra cobrança é que a Câmara deveria fazer o mesmo com os débitos da Prefeitura com o ISSBLU, com valores muito superiores.

Outros vereadores ocuparam a tribuna para apoiar a ideia e relembraram iniciativas do Legislativo que cobraram da instituição uma solução para os parcelamentos dos débitos previdenciários.

Agora, a Mesa Diretora determinará a elaboração de Resolução MD, com os termos do requerimento, sendo considerada promulgada ao ser apresentada ao Plenário, após parecer da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final.

4 Comentário

  1. Corretíssimo o vereador, é preciso dar um basta nestas pedaladas.

  2. Dizer que não há Ilegalidade é apenas uma foma de mascarar a imoralidade com a qual o ISSBLU foi sempre tratado. Acima da Legalidade está a MORALIDADE. Que esta frase acima ecoe na cabeça dos que se propõe a entrar na vida política seja na prefeitura ou instituição de ensino e aos que estão aí atualmente. O MP que se pronuncie sobre as “coisas” que estão aparecendo em Blumenau. Se precisa ser provocado para trabalhar que leiam os jornais e comecem as investigações. Esperamos ver a que veio está nova velha legislatura do Legislativo e Executivo porque as anteriores …

  3. Só espero que o nobre vereador vá além, e protocole outro requerimento para auditar a administração direta e o órgão de controladoria do PMB.

  4. Na verdade, encerrem o ISSBLU e pronto. Passem a contratar e pagar as contribuições via INSS e fim de papo.
    Todo órgão que inventou de fazer sistema de aposentadoria própria (estatutário) entrou em quebra e falência.
    A Prefeitura deve assumir esse passivo da FURB e pronto, e não prejudicar a universidade. Já que a prefeitura criou um sistema furado, problemático, e autorizou a FURB a se vincular ao ISSblu, logo, a prefeitura tem co-responsabilidade nesse pepino.
    Encerrem o ISSBLU, aposentem quem tem direito a esse sistema, e todo e qualquer funcionário novo façam via INSS.
    Outra coisa: já passou e muito da hora da FURB fazer mais giro de dinheiro expandindo mais a ETEVI (ensino médio), e fazer vários cursos técnicos, e se livrar de todo qualquer prédio alugado .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*