Bolsonaro no Nordeste, Guedes condiciona sua permanência no governo e os bilhões bloqueados de partidos, políticos e empresas

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Bilhões bloqueados

A Justiça Federal do Paraná bloqueou cerca de R$ 3,57 bilhões do MDB, PSB, políticos e empresas. A decisão é referente a uma ação de improbidade administrativa da Operação Lava Jato, movido pelo Ministério Público Federal e pela Petrobras.

Entre os acusados estão os parlamentares Valdir Raupp (MDB-RO), Eduardo da Fonte (PP-PE) e Fernando Bezerra (MDB-PE) – atualmente líder do governo no Senado.

O bloqueio ainda atinge os espólios de Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Eduardo Campos (PSB-PE).

As empresas acusadas na ação são a Queiroz Galvão e a Vital Engenharia Ambiental.

Paulo Guedes fica se a reforma for aprovada

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, em matéria publicada na Veja, nesta sexta-feira (24), que deixa o governo caso a reforma da Previdência não seja aprovada.

“Se só eu quero a reforma, vou embora para casa. Se eu sentir que o presidente não quer a reforma, a mídia está a fim só de bagunçar, a oposição quer tumultuar, explodir e correr o risco de ter um confronto sério… pego o avião e vou morar lá fora.”

Com informações: VEJA

Bolsonaro sobre Guedes

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, 24, após participar da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, no Recife, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a entrevista do ministro da Economia, Paulo Guedes à revista semanal Veja, na qual disse que deixará o governo caso a reforma da Previdência vire uma ‘reforminha’.

“Paulo Guedes está no direito dele. Ninguém é obrigado a ficar como ministro meu”, disse o presidente. E, na linha defendida por seu ministro da Economia, voltou a dizer que sem a reforma previdenciária “será o caos na economia”.

Com informações: Estadão

Bolsonaro no Nordeste

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) está no Nordeste em sua primeira visita após eleito. Ele participou nesta quinta-feira (23) de uma reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Estiveram presentes os ministros de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Os governadores Paulo Câmara (PE), Camilo Santana (CE), Fátima Bezerra (RN), Rui Costa (BA), Wellington Dias (PI), Renan Filho (AL), João Azevedo (PB), Flávio Dino (MA), Belivaldo Chagas (SE) e Romeu Zema (MG) participaram da reunião.

Plano Regional de Desenvolvimento

Na ocasião, o superintendente da Sudene, Mário Gordilho, pediu a ajuda dos governadores presentes para a criação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. “Queremos intervir de forma inteligente sobre a região, aplicando olhar de enfrentamento das fragilidades para reposicionar o desenvolvimento do Nordeste”, afirmou.

Ajuda

Durante a reunião no Recife, o presidente pediu ajuda dos governadores do Nordeste para a aprovação da reforma da Previdência, “sem a qual não poderíamos colocar em prática o que estamos falamos aqui”. Na abertura do evento, foi discutida a necessidade de criar estratégias para o fortalecimento econômico da região.

“Faço um apelo aos senhores governadores do Nordeste. Nós temos um desafio pela frente que não é meu, é também dos senhores governadores e senhores prefeitos, independentemente da questão partidária: é a questão da reforma da Previdência, sem a qual não podemos sonhar em botar em prática parte do que estamos acertando aqui neste momento. Faz justiça a reforma da Previdência, que cobra menos de quem tem menos e mais de quem tem mais”, afirmou.

Do Recife, Bolsonaro segue para Petrolina, no Sertão de Pernambuco, onde participa da cerimônia de inauguração do Residencial Morada Nova, composto por 472 unidades habitacionais.

Protesto

Manifestantes contrários ao presidente e também apoiadores de Jair Bolsonaro se concentraram em frente ao Instituto Ricardo Brennand. A Polícia Militar fez o isolamento da área para evitar confrontos entre eles. Houve empurra-empurra e discussão entre policiais militares e manifestantes que gravavam imagens do protesto com o celular. O Batalhão de Choque foi acionado e enviou uma equipe até o local. Em seguida, a situação foi normalizada.

Com informações: G1

Resumo do Brasil: bilhões bloqueados de partidos, políticos e empresas, a visita de Bolsonaro ao Nordeste e a permanência de Guedes no governo.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*