Blumenau 173 anos | Blumenau, 173 anos de cultura, empreendedorismo e sonhos

Foto: Philipps Filmes

Quando chegaram às margens do Rio Itajaí-Açu em 2 de setembro de 1850, os 17 imigrantes alemães tinham apenas um sentimento latente e incomum: o sonho de um futuro melhor. E esse sonho é uma das coisas mais fortes que Blumenau tem até hoje, aliado a esperança e a força para seguir em frente em meio às dificuldades. Nestes 173 anos de história, nos tornamos uma cidade resiliente, empreendedora, acolhedora e, acima de tudo, que se preocupa com as pessoas.

Sou uma filha de Blumenau. Aqui nasci, cresci e me tornei o que sou hoje. Nessa caminhada, ainda lembro de quando estudava na Escola Luiz Delfino, de ficar encantada com a história dessas 17 pessoas. Talvez era um sinal daquilo que hoje me encanta: a história das pessoas, da nossa gente.

Sentia a necessidade de querer continuar aquele legado. Parece que algo me dizia para tentar retribuir, de alguma forma, tudo que essa cidade me deu. E isso se tornou a minha missão. Desde que iniciei minha caminhada na vida pública, me pautei em uma coisa: cuidar das pessoas. Afinal, o blumenauense nasce resiliente, acolhedor e empreendedor, então eu resolvi aprimorar todas essas qualidades para ajudar a manter esse legado vivo.

Quando eu entendi isso, percebi a responsabilidade que nós, enquanto gestores públicos, temos diante desse desafio. Esse cuidado com o outro faz parte do nosso DNA. A cidade deve ser pensada para as pessoas. Elas vivem, estudam, trabalham, se alimentam e têm seus momentos de lazer na cidade. Parece algo óbvio, mas não é. Quando a gente se dá conta da importância disso na vida das pessoas, tudo muda. Blumenau fez isso comigo desde o dia em que saí da maternidade. E segue fazendo, todo dia. Quando você ouve o blumenauense, você entende o que ele quer. Você entende porque ele ama essa cidade. E você entende porque essa cidade é das pessoas.

Afinal de contas, a cidade se chama Blumenau. Quer algo mais pessoal do que o sobrenome de alguém? Obrigada, Hermann Bruno Otto Blumenau. Você, ao lado dos outros 17 imigrantes, colonizou uma cidade linda, acolhedora, encantadora, de pessoas fortes e unidas!

Que Deus continue abençoando Blumenau, minha amada cidade! Parabéns pelos 173 anos de história!

Maria Regina Soar (PSDB), vice-prefeita de Blumenau 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*