Alimentação e a saúde do homem

Novembro está aí para lembrarmos da importância da promoção dos cuidados em saúde para a população masculina. O Movimento Novembro Azul, que objetiva conscientizar sobre as implicações da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata sobre a saúde do homem, visa a reduzir sua taxa de mortalidade, que ainda é alta.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tipo de tumor é o segundo mais frequente entre os homens brasileiros, e estima-se incidência de 68.800 casos no Brasil em 2014. Entre os vários fatores de risco para desenvolvimento do câncer de próstata, vamos falar sobre o sedentarismo, sobrepeso, obesidade e alimentação inadequada.

No momento atual com a oferta de uma alimentação à base de gordura saturada e produtos industrializados, além das síndromes metabólicas e Diabetes Mellitus são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata. A alimentação saudável, baseada no equilíbrio na ingestão de calorias e lipídios, bem como, de antioxidantes provenientes naturalmente dos alimentos, pode auxiliar na prevenção dessa doença.

Uma ingestão equilibrada e constituída de gorduras boas provenientes do azeite de oliva, nozes, peixes, azeitonas, sementes de linhaça, sementes de chia, entre outras, bem como, a relação adequada entre ômega-6 e ômega-3, de carnes magras, e de antioxidantes e compostos bioativos naturais presentes em frutas e vegetais, como o licopeno e o resveratrol, do tomate e do suco de uva, respectivamente, podem ser fatores de proteção para evitar o câncer de próstata.

Pensando nessa onda de modernidade onde tudo vem em cápsulas por outro lado, não há evidências científicas suficientes que comprovem redução da incidência desse tipo de câncer com o uso de suplementos multivitamínicos ou de suplementos de vitaminas e minerais isolados, como de vitamina A, E e C e de selênio.

A atividade física já se mostrou muito eficiente contra as síndromes metabólicas e Diabetes Mellitus em níveis adequados estão entre os fatores de proteção contra o câncer de próstata.

A prevenção é essencial para uma vida mais saudável e longa, sempre lembrando que todos os profissionais da equipe de saúde são importantes para auxiliar na prevenção de doenças e recuperação da saúde.

1 Comentário

  1. O que mais o câncer gosta é de açúcar! os vídeos do Dr. Lair Ribeiro são ótimos sobre próstata.

Deixe uma resposta