Ação pela cassação de Jorge Seif chega ao TSE

Foto: divulgação

Uma das ações mais esperadas do ano para os catarinenses já chegou ao Tribunal Superior Eleitoral. O jornalista Paulo  Rolemberg, do grupo ND, traz a informação que já está com o ministro Floriano de Azevedo Marques o processo contra o senador Jorge Seif (PL), por suposto abuso do poder econômico, movido pela coligação Bóra Trabalhar (União-PSD-Patriota) e pelo ex-governador Raimundo Colombo (PSD).

No Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Seif teve sentença favorável, com os desembargadores entendendo que não houve crime que pudesse comprometer a candidatura. Mas, há uma avaliação geral, que no TSE o entendimento será outro, pela postura da corte em casos semelhantes. Vale lembrar a cassação do prefeito de Brusque, Ari Vequi, do MDB, acusado de ter recebido ajuda irregular do empresário Luciano Hang. Aliás, na ação contra Seif, Hang também está no centro da denúncia.

Se a cassação parece provável para quem é do meio, fica a dúvida de quem assume. A coligação Bóra Trabalhar entende que o segundo colocado, no caso Raimundo Colombo, assuma. Já outros entendem que será preciso realizar uma nova eleição.

Um caso semelhante – não na denúncia, mas no possível encaminhamento -, pode definir o precedente, que é o julgamento do senador Sérgio Moro (União Brasil), que deve ser julgado nos próximos dias pelo TRE.

 

1 Comentário

  1. Mais importante ato do congresso neste momento é a cassação do mandato do atual presidente, que em seu discurso sobre Israel infringiu a constituição do Brasil.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*