A sopa de letrinhas que embaralha a cabeça do eleitor e esconde interesses difusos

Li a reportagem do competente jornalista Augusto Ittner, a quem agradeço pelas referências, no Santa (?) desta terça-feira, 29, sobre possíveis postulantes à Prefeitura de Blumenau neste ano. Ele elenca 22 possíveis nomes, em 18 partidos.

O Guto sabe e todos sabem que a maioria das “pré-candidaturas” é balão de ensaio, gente que busca se cacifar ou cacifar seu grupo para uma futura composição. E aqui não é uma crítica a reportagem, o Informe Blumenau faz isso todos os dias, pois é assim que funciona este período pré-eleitoral.

Mas o que me chama a atenção e motiva este post é mensurar que pelo menos 20 partidos devem participar do processo eleitoral em Blumenau. 20 partidos, mais da metade das siglas existentes no país.

E olha que alguns partidos não estão na reportagem, como por exemplo, o Podemos, que ainda pode ser o partido do prefeito Mário Hildebrandt.

Boa parte destes partidos são inexpressivos na cidade e no cenário estadual e/ou nacional e existem para atender interesses pontuais, abrindo vagas para candidaturas e a possibilidade de composições futuras. Tem gente que fica ofendido com isso, mas é a realidade.

Existem também outras siglas tradicionais, como o PDT, PSOL e PSB, que, com todo respeito aos envolvidos, contam com um número reduzido de filiados/dirigentes na cidade e mesmo assim vão colocar a tropa na rua.

Várias siglas destas pouco expressivas em Blumenau estão de olho também no Fundo Eleitoral e tem para oferecer em troca tempo de televisão.

Em tese, esta proliferação de partidos tende a diminuir a partir desta eleição, pois será a primeira com a proibição de coligações nas eleições proporcionais, apesar que os efeitos sentiremos mesmo a partir de 2023, com a futura composição da Câmara dos Deputados.

 

1 Comentário

  1. Caro Alexandre ,

    Em ano de eleições , descobrimos que existem partidos que ficaram 4 anos escondidos , agora surgem para abocanhar sua parte da pizza .
    Fundo eleitoral, tempo de TV , cargos comissionados , secretarias , etc…. são pessoas sem um pingo de dignidade , me envergonharia de ser filho destas pessoas .
    No Brasil não se faz política , o que temos é politicagem de pessoas baratas , sem dignidade alguma .
    Basta ver em Blumenau , toda e qualquer licitação temos problemas , temos vereador que responde ao ministério público atuando normalmente , pessoas com cargos comissionados
    presas por corrupção , sendo que foram pessoas indicadas por políticos . Ou seja , se enumerarmos tudo que ocorre na política blumenauense , desistimos de votar .
    Mas se desistirmos de votar , os mesmo serão eleitos novamente , pois ainda temos muitos analfabetos políticos , que votam simplesmente por votar e elegem bandidos, quadrilheiros e gente de toda espécie .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*