A saída de Neusa Pasta Felizetti da Prefeitura de Blumenau e os lados da política

Foto: arquivo

Quase um ano e meio depois de ficar a frente da Diretoria do Bem-Estar Animal, responsável pelo Cepread, a servidora de carreira Neusa Pasta Felizetti deixa o comando da estrutura, com o lamento de muitas defensoras da causa animal e solidariedade de colegas e conhecidos nas redes sociais.

PS: Um atento leitor do Informe me corrigiu e disse que Neusa ocupava hoje a Diretoria Geral da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Pelo correto, corrijo. 

Sai agradecendo o prefeito Mário Hildebrandt, mas sem deixar claro o motivo: “Iniciei nessa gestão no cargo a convite do Governo, como a convite fui afastada ontem”, escreveu num longo texto de agradecimento e reflexão em especial sobre o importante papel do servidor público, que está na íntegra mais embaixo. Tentei conversar com ela sobre os motivos, mas não atendeu.

A Prefeitura também não fez um comunicado oficial sobre os motivos na saída, mas todos sabem. É a proximidade de Neusa com João Paulo Kleinübing (DEM), com atuação na linha de frente das últimas campanhas do ex-prefeito, situação que iria se repetir nesta eleição, quando haveria a disputa com o prefeito Mário Hildebrandt, candidato a reeleição.

Era visível a participação da Neusa nas redes sociais do ex-prefeito.

A situação dela tem tudo para se repetir com outros, por vontade própria ou do Executivo. Afinal muita gente próxima a Kleinübing trabalha na administração, até por ambos pertencerem no mesmo grupo político. Terão que tomar uma decisão.

Além disso, os três partidos que devem fazer parte do arco de aliança de JPK – DEM, PSD e PP – fazem parte da base governista, com indicados na Prefeitura – numa quantidade bem menor do que já foi, diga-se de passagem. A maioria indicação de vereadores, ainda próximos do prefeito e fica a dúvida até quando permanecerão.

Voltando a Neusa. Conheço ela pouco pessoalmente, mas acompanho sua atuação faz tempo e ela é um “trator” trabalhando, imagem usada por muitos que já tiveram ela como colega. Tinha dado uma nova dinâmica para o Cepread, órgão municipal para cuidar dos animais, a ponto de ser bastante elogiada pelas ruidosas – no bom sentido – defensoras da causa animal.

Gosto do jeito que ela faz a defesa do Servidor Público. Segue o texto que ela colocou no Facebook.

“Escrevo com Coração. Os incomodados que saiam do meu Facebook. E se ficar, pare de ser boca alugada, de levar e trazer, cuide de sua vida. Compartilho e curto o que acredito ser certo. Não o que acham que devo fazer. Não beijo com a boca dos outros, então assuma a sua língua.

Ontem foi meu último dia a frente da Diretoria Geral SEMMAS E CEPREAD. Iniciei nessa gestão no cargo a convite do Governo, como a convite fui afastada ontem. Sou de carreira e entrei pela porta da frente a 30 anos atrás, por concurso publico, sem padrinho e nem indicação, apenas, e sempre grata a Ademilde que me avisou que tinha concursos e muito me ensinou. Mas passei por meu conhecimento. Alcancei os postos por competência, indicação sim, mas, trabalhei, estudei, me dediquei, e sempre vivi do meu salário.

Meu trabalho como servidora pública nunca foi um bico/secundário. Sempre foi minha prioridade. Como nesse cargo. Sem férias coletivas, sem afastamento de Pandemia, sempre a disposição.

Deixo meu agradecimento a toda equipe de técnicos que, de verdade são muito competentes. Ao contrário de quem afirma que só atrapalham, e dificultam, digo: veja o consultor que você contrata, que não consegue apresentar o necessário para um licenciamento adequado e imputa culta aos técnicos analistas a não aprovação/licenciamento.

Quem paga mal paga duas vezes. Não consegui, mas, espero ser obrigatório o titular/investidor e o consultor receber as respostas dos técnicos, pelo indeferimento. Aí saberão que não criamos dificuldades para vender facilidade. O dinheiro não compra bons profissionais, mas pode selecionar melhor, com a grana que pagam, também um dia ainda vou ver apenas aceitar abertura de processos, com todo check list completo. Pois abrem pela metade para dizer aos investidores que abriram porém a documentação, uma bosta tudo errado. Cópia e cola do processo que estão fazendo de outras cidades e nossos técnicos perdem dois dias analisando e nem o projeto é do terreno que querem utilizar. Haja servidor para analisar e contribuinte para nos pagar.

Em relação a educação ambiental, digo, a primeira visita em denuncias deveria ser educativa não punitiva. E consegui pouco, mas consegui. Equipe Porreta instruindo educando e não multando por multar. Educar é o melhor caminho. Ao CEPREAD, a minha paixão. Espero de verdade que o novo gestor seja muito feliz e que tenha sucesso. Convênio de castração com a FURB iniciando, devagar, mas iniciando. Nova anestesia inalatória, TAC, para construção do pré e pós operatório, .,a EQUIPE, que sem modéstia digo: vocês são.meus heróis. Buscamos doações, somos pedreiros, roçadores, zeladores, lixeiros, bombeiros, técnicos em veterinária, administrativo, faxineiros, desentupidores de fossa, eletricista, vigilantes, socorristas, atores, choramos, sorrimos….e ficamos tristes a cada abandono e felizes com casa adoção. Sigam em frente, lutem. Nossos Pets precisam de vocês. Fiscais, Deus os protejam, lhes deem sabedoria, três fiscais na ativa, os demais cumprindo Decreto da Pandemia e férias.

Fazem milagres. São muito capazes. Mas impossível dar conta de tanta demanda. Vocês merecem.meu respeito. As coordenações ajudam e estão sempre ajudando, mas ainda não fazem o milagre da multiplicação. Aos demais setores minha gratidão. Agricultura, administrativo e financeiro..obrigada…Até breve.

Obrigada Prefeito Mario Hildebrandt e equipe pela confiança.

5 Comentário

  1. Excelente profissional em todas as áreas que já trabalhou nestes longos anos de prefeitura, perdeu o prefeito

  2. Lamentável. Mais uma enorme perda na administração do Cepread. Quem paga o pato são os animais.

  3. Perdemos uma grande gestora más pra quem conhece este prefeito..já esperava disto Neuza conta o amigo, tamo junto

  4. Em nome do 10BPM, expresso nosso total reconhecimento a Sra Neusa; profissional competente e séria. Perde o município com a sua saída.

  5. Perto das eleições o prefeito começa a mexer suas peças ….E ainda tem a coragem de falar em Deus ?

    Esperamos que o povo de Blumenau acorde e não vote em ninguém que ocupa cargo eletivo ou que tenha proximidade com político ….REELEIÇÃO NÃO .

Deixe uma resposta