A primeira parte de um julgamento emblemático começa nesta quinta-feira

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina começa a julgar nesta quinta-feira, 26, a ação contra a eleição de Jorge Seif (PL) ao Senado. Ele é acusado de abuso poder econômico pela Coligação Bora Trabalhar (PSD-União-Patriota), do candidato ao senado que ficou em segundo lugar, Raimundo Colombo (PSD).

A ação diz que Seif teve o apoio logístico das lojas Havan, do empresário Luciano Hang, no uso de aeronaves e até da estrutura de comunicação, o que é proibido pela Justiça Eleitoral.

Luciano Hang foi um ativo cabo eleitoral de Jorge Seif, inclusive com atos aqui em Blumenau. Até aí sem problema, mas se usou a estrutura de sua empresa para isso – recursos, aeronaves, pessoal -, incorre em crime eleitoral. Ele e Seif alegam que o apoio veio da pessoa física e não da pessoa jurídica.

O Ministério Público Eleitoral já se manifestou pela improcedência da denúncia e a expectativa é que o TRE catarinense possa seguir a mesma linha. Neste caso, a ação sobe para o Tribunal Superior Eleitoral, e aí o furo promete ser mais embaixo, pois a postura do Tribunal é de pouca tolerância com estas denúncias, basta ver o que aconteceu recentemente em Brusque, com a determinação de cassação do mandato do prefeito e vice para chamar nova eleição, numa ação que, coincidentemente, envolveu também o empresário Luciano Hang.

Uma eventual cassação implicaria também no suplente Adrian Censi (PL), que sinaliza interesse em participar do pleito em Blumenau no ano que vem. Caso decida-se pela condenação, toda a chapa pode ficar inelegível, que tiraria ele da disputa.

Em caso de cassação do mandato, o indicativo é que se tenham novas eleições, junto com as eleições municipais em outubro de 2024. Dependendo de quando a eventual cassação aconteça, o segundo lugar na eleição, Raimundo Colombo, assumiria até o pleito, para que Santa Catarina não seja prejudicada na sua representatividade.

2 Comentário

  1. Se depender do TSE já está cansado….sabemos como age o TSE quando o acusado é oposição.

  2. O Sr.Colombo,deveria se envergonhar de tomar tal atitude, pois sabe que fez um mau governo, quando estando no poder.
    Isso que está fazendo é abuso de poder…sim…todos sabemos que o STE não age/julga com justiça.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*