A interdição da Ponte do Vale e a irresponsabilidade da política

Foto: divulgação

O bom do jornalismo é que ele permite conhecer várias posições, a medida que tenhamos interesses. E com isso mudar de opinião.

Recentemente publiquei aqui não achar nada demais a decisão do agora ex-prefeito de Gaspar, alguns dias antes de entregar o mandato, de inaugurar a Ponte do Vale antes de estar totalmente concluída. Celso Zuchi entendeu (e eu também, na versão original) que ele tinha que sair na foto da inauguração, afinal foi em sua administração que a obra foi feita. Na oportunidade, Zuchi garantiu que “faltavam pouca coisas”, com interdições parciais e eventuais.

Mas não é bem assim. Nesta terça-feira, 10, o recém empossado prefeito Kleber Wan-Dall (PMDB) reuniu seu colegiado, trouxe o engenheiro da obra e reuniu a imprensa.

Mauro Oliveira, engenheiro da Aterpa, foi o que mais falou. Fez uma apresentação técnica muito clara e objetiva, que até pessoas “normais” como eu e você podemos entender. Explicou o que falta do ponto de vista do serviço da empresa dele, fato que teria sido informado para a administração anterior e para esta.

Foto: Informe Blumenau

O que mais me impressionou foi a explicação sobre juntas de dilatação, que precisavam ser finalizadas. Por conta delas, responsáveis por amenizar a vibração no elevado, é que a Ponte do Vale será interditada a partir desta quarta-feira, às 6 horas, por 25 dias.

Foto: divulgação

Tem um monte de outras coisas para fazer, nada de maior complexidade, mas tudo importante. Mas a foto acima mostra como estas juntas de dilatação são importantes. A foto de cima não é de obra na ponte.

Quando ouvi a fala do engenheiro, entendi que a liberação do trecho foi uma irresponsabilidade administrativa, para fazer onda política pela gestão de Celso Zuchi.

Admite-se até fazer uma “solenidade de inauguração”, para quem quiser comparecer. Agora liberar o que ainda não pode ser liberado ao público está errado, gravemente errado.  Ouvi do ex-prefeito que o trânsito não precisaria ser interrompido.

Mas a fala da empresa que fez o serviço vai na contra-mão da versão de Zuchi.

Nem o prefeito Wan-Dall e nem o engenheiro Mauro quiseram polemizar a situação. Mas falaram o que tinham para dizer.

Foto: Informe Blumenau

Resumindo. A partir desta quarta-feira, 11, 6 horas, o trânsito na Ponte do Vale estará interditado, por 25 dias.

Menos mal. É uma grande obra, vital, que tem o DNA do ex-prefeito Zuchi, que não precisava ter feito essa.

Demorou cerca de quatro anos, podemos esperar mais 30 dias.

 

2 Comentário

  1. É por essas e por outras que vos digo:

    O PT deveria ser banido da cena política brasileira e a sua sigla extinta por umas cinco gerações. Mesmo que o lula se considere a vivalma mais honesta deste mundo…

    Quem vota mal, paga bem!

  2. Não é somente no PT que existem maus políticos , eles estão em todos os partidos . Não se pode generalizar , existem pessoas de boa índole no PT e em outros partidos , como também pessoas como o prefeito Celso que quis aparecer na foto de inauguração . O exemplo deste tipo de comportamento esta nas inaugurações de pequenas obras em Blumenau , quando existe alguma , notamos dezenas de vereadores como papagaios de pirata querendo sair em fotos , se esta fosse a responsabilidade de um vereador .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*