A causa animal no radar dos políticos nestas eleições

Foto: divulgação

A causa animal ganhou corpo e tornou-se um movimento autônomo, graças a mobilização de muitas protetoras (e protetores) independentes. Cada um do seu jeito, na sua limitação, tenta suprir as lacunas do Poder Público.

Blumenau foi uma referência em Santa Catarina ao ser uma das primeiras a criar uma diretoria do Bem Estar Animal, na primeira gestão de Napoleão Bernardes, então no PSDB. Avançou bastante nos últimos dois anos com mutirões de castração e microchipagem dos animais, mas está longe de suprir as demandas, o que acaba gerando muitas críticas das protetoras, pessoas engajadas e bastante combativas.

Neste ano tem eleição municipal e o tema será pauta de diversos políticos. Muitos tem levantado a bandeira, alguns com ações mais pontuais, outros com um trabalho de mais tempo. Nesta semana, o vereador Almir Vieira (PP) fez uma postagem depois de uma visita a duas protetoras que estão com planos de formar uma ONG. “A proteção animal é uma causa que defendo no meu mandato de vereador”, afirmou.

Recentemente o vereador Jovino Cardoso Neto (SD), durante as chuvas de outubro e novembro, deu publicidade de um vídeo onde aparece salvando um animalzinho, também se colocando como defensor da causa.

Na Câmara, tem dois vereadores que são mais “raiz” na defesa da causa animal. Esta foi bandeira de Bruno Cunha (CID), ainda no seu primeiro mandato, trabalho que se intensificou no segundo mandato. Cristiane Loureiro (Podemos) é outra que tem dedicado parte do mandato para este segmento.

E ainda tem o delegado Egidio Ferrari (PRD), que se elegeu deputado estadual com a bandeira de luta contra os maus tratos a animais.

Então este vai ser um assunto que estará na pauta e com força nas eleições municipais deste ano.

Tudo certo. Como tutor de cinco gatos – já tive sete simultâneos -, todos adotados, entendo importante, até vital.

Mas gostaria de ouvir também candidatos defendendo políticas para pessoas em situação de rua, para minorias, para as pessoas mais vulneráveis e por assim vai. Mas infelizmente estes temas fogem ao consenso e ninguém quer assumir estas bandeiras.

 

1 Comentário

  1. Crianças carentes,idosos abandonados,com certeza tem muita coisa para os vereadores se preocuparem.Logo vai faltar animais para tantos políticos demagogo da causa.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*