Ter um filho diagnosticado com autismo é visto ainda como algo fora da curva do padrão da sociedade, muda radicalmente a perspectiva de vida os pais e os colocam frente a vários desafios, como o de fazer o tratamento da criança ultrapassar as paredes do consultório do especialista e acontecer o tempo todo, em casa, na escola ou onde quer que a estejam. Este presença familiar na vida do autista é tema da palestra gratuita O Autismo do outro lado da porta da médica pediatra Rita Camargo, que estará em Blumenau, na terça-feira, dia 16 de abril, às 19 horas, em uma das salas de cinema do Shopping Park Europeu, patrocinador do evento em junto da Viacredi.
O evento integra as ações do Mês Azul de Conscientização, realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Blumenau e Microrregião – Ama Blumenau. A participação é gratuita e a indicação é livre.
A palestrante
Mãe de três meninos autistas, dois deles gêmeos, Rita Camargo é formada pela Universidade Federa de Pelotas, com residência médica em pediatria e residência médica em intensivismo pediátrico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e participante do programa Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement. Atua no atendimento pediátrico com foco no desenvolvimento sócio-comunicativo e motor das crianças.
Autismo
A estimativa é de que 2 milhões de brasileiros possuem o Transtorno do Especto Autista – TEA, que influencia diretamente no desenvolvimento e sociabilização do portador em diferentes níveis. Sem pesquisas concretas no Brasil a estimativa é baseada em dados levantados no Estados Unidos, onde, em 2018, foi apontada um autista para cada 59 crianças.
Ama Blumenau
Fundada em 2013, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Blumenau e microrregião realiza atividades de conscientização sobre o TEA, com eventos abertos e também orientação direcionada às famílias que procuram a entidade, além de realizar o atendimento e tratamento gratuito de autistas quando os pais não tem condições de arcar com os custos. A Ama Blumenau é uma entidade sem fins lucrativos e suas atividades são mantidas através de doações.
Entrevistei o vice-presidente regional da FIESC, Ronaldo Baumgarten Jr, logo depois da solenidade de abertura do programa Novos Caminhos, que dá oportunidade, através da formação profissional, para adolescentes em situação de acolhimento. “É isso que […]
Um processo contra o Facebook se desdobra agora no Supremo Tribunal Federal (STF), com a permissão para que o Google e o Twitter se juntem ao recurso impetrado pela rede social. Também foram admitidos, na […]
Semanalmente a Odebrecht Ambiental divulga a programação de obras que serão executadas em Blumenau para a ampliação e manutenção da rede de esgoto. Confira as principais frentes de trabalho desta semana (20 a 26/06/2016). O Informe […]
Seja o primeiro a comentar