Ministério Público instaura inquérito para apurar denúncias de irregularidades envolvendo a Intendência da Vila Itoupava

Foto: divulgação

O promotor público Rodrigo Andrade Viviani determinou a instauração de um inquérito civil para apurar a prática de eventual ato de improbidade administrativa, em razão de denúncia do vereador Aílton de Souza, o Ito (PL), que apontou a suposta utilização indevida de veículos pertencentes à Prefeitura de Blumenau em atividades particulares.

O promotor determinou o encaminhamento de um ofício ao Procurador-Geral do Município de Blumenau, para se manifestar sobre a denúncia formalizada pela Presidência da Câmara de Vereadores. Ito apontou que dois veículos que estão à disposição da Intendência da Vila Itoupava teriam sido utilizados indevidamente nos dias 24 de outubro de 2025 e 17 de outubro de 2025 para a realização de atividades de cunho particular.

O promotor quer saber se houve autorização para a utilização dos veículos em questão para as situações mencionadas na denúncia e, em caso positivo, qual autoridade responsável e o fundamento legal para a autorização.

Um dos servidores flagrados na denúncia foi o então intendente Norberto Ramalho, que usou um veículo oficial para transportar um material a pedido de um particular. Na oportunidade, Ramalho disse que estava ajudando um idoso, que efetuou uma compra numa loja.

“Não sou criminoso, todos que me conhecem sabem como me dedico a cuidar e ajudar as pessoas”, afirmou ao pedir a exoneração do cargo. Quase duas semanas depois, Ramalho voltou para seu emprego anterior, que era assessor do deputado estadual Ivan Naatz (PL).

2 Comentário

  1. Não indo ao mérito, mas será que somente este cidadão utilizou o veiculo público para algo que a denuncia afirma ? Será que os assessores e vereadores nunca utilizam o veiculo para algo que não é inerente ao cargo ?
    Vejamos , ano que vem tem eleições , vereadores serão candidatos sem abdicar do cargo, se utilizarem os veiculos da câmara afirmando estarem fazendo visitas como vereadores , estando em campanha , não será utilização indevida ?

  2. Aos amigos do Rei..os favores da Lei…aos Inimigos do Rei, os rigores da Lei..simples

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*