Blumenau inicia na segunda-feira atendimento para empreendedores que desejam vender para instituições públicas

Foto: PMB

O primeiro Escritório de Compras Públicas de Santa Catarina já é uma realidade na Praça do Empreendedor de Blumenau. A iniciativa pioneira da Prefeitura de Blumenau foi lançada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) na quarta-feira, dia 17, em evento voltado para empreendedores realizado na Ampe.

Durante o encontro, Microempreendedores Individuais (MEIs) e proprietários de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) receberam as primeiras orientações de como vai funcionar o serviço, bem como uma cartilha com o passo a passo para participar de licitações municipais. O público participou também de uma palestra com o consultor do Sebrae, Marcelo Donatti, sobre o mercado de compras governamentais.

A proposta do Escritório de Compras Públicas é oferecer atendimento aos empreendedores que desejam vender para instituições públicas, como a Prefeitura, Câmara Legislativa, autarquias, entre outros órgãos. A equipe da Praça do Empreendedor fornecerá suporte técnico, esclarecendo dúvidas quanto à documentação necessária, elaboração de propostas e cadastro em plataformas.

Em Blumenau, os órgãos públicos municipais devem promover licitações de aquisição de bens ou serviços exclusivos para MEIs ou MPEs, com valor de até R$ 160 mil. O valor limite foi ampliado pela Lei Municipal 27/2025, que entrou em vigor no início de setembro. Com o novo serviço da Praça do Empreendedor, o objetivo é orientar os empreendedores para isso.

“A Prefeitura está cumprindo o seu papel de fomentar a economia local com mais essa iniciativa. Mas as compras públicas não se resumem ao município. Empreendedores bem preparados terão condições mais competitivas para concorrer em licitações em qualquer cidade do país, até mesmo de órgãos estaduais ou federais. É um mercado amplo”, destaca o secretário Walfredo Balistieri.

O novo serviço estará disponível a partir de segunda-feira, dia 22, durante o horário de atendimento da Praça do Empreendedor, das 8h às 17h30. O atendimento pode ser feito pelo WhatsApp (47) 3381-7982, na opção 8, ou presencialmente, mediante agendamento.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*