As pesquisas eleitorais em Santa Catarina

Fotos: reprodução

A eleição em Santa Catarina anda tão discreta, que, ao contrário do primeiro turno quando pipocaram pesquisas de tudo que é lado, neste segundo elas chegam a conta-gotas e a terceira do Mapa acabou me passando e não escrevi. Foi divulgada nesta quarta-feira pela Jovem Pan News, também a contratante. O Mapa foi o que captou a melhor leitura na primeira fase da disputa, apontando a boa vantagem de Jorginho Mello (PL) e ascensão decisiva de Décio Lima (PT).

Antes tarde do que nunca, até para falar de uma situação curiosa sobre outra pesquisa que aconteceu comigo, toco no assunto.

Pelo MAPA, Jorginho cresceu de 63,2%, na semana passada, para 66,9%. Décio Lima (PT) diminuiu de 32,8% para  28,8% nos votos totais, que aponta ainda 2,2 % de votos em branco ou nulos e 2% que dizem não saber em quem votar.  Nos votos válidos, sem contar brancos, nulos e abstenções, Jorginho tem 69,9% e Décio Lima 30,1%.

Por região, é interessante perceber que o ex-prefeito de Blumenau leva grande desvantagem no Vale do Itajaí. Jorginho tem 67,8% e Décio 26.6.

A margem de erro é de 2,8% para mais ou menos. 1.204 entrevistas foram feitas entre 24 e 25 de outubro de 2022. A pesquisa está registrada no TRE com o protocolo SC-03455/2022 e no TSE: BR-02236/2022.

O Mapa também ouviu sobre a disputa presidencial. Jair Bolsonaro (PL) passou de 68,7% para 69,5% e Lula (PT) variou de 27,2% para 27,1%, praticamente a mesma coisa.

E nesta quinta-feira, recebi um email sobre a pesquisa Real Time Big Data, com levantamento sobre o segundo turno ao governo de Santa Catarina. Aponta Jorginho Mello (PL) com 69% dos votos válidos contra 31% de Décio Lima (PT).

A pesquisa entrevistou por telefone 1.000 eleitores em Santa Catarina, nos dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número SC-06082/2022.

Registro esta pesquisa para dizer que pela primeira vez na minha vida, 32 apenas de jornalismo, fui entrevistado numa pesquisa eleitoral. Me ligaram esta semana. deste instituto A ligação durou menos de 30 segundos, o interlocutor se apresentou rapidamente, perguntou se eu votava em Blumenau e qual seria minha escolha entre Jorginho e Décio. Durou 29 segundos.

Não perguntou sobre a disputa nacional, minha escolaridade, bairro, idade, renda ou profissão para me enquadrar em algum extrato científico para pesquisa. Ou estão fazendo picaretagem ou tem meus dados de forma tão efetiva que devo me preocupar.

3 Comentário

  1. Os Catarinenses são inteligentes , jamais irão eleger correligionário de ex presidiário para governar o estado …..Tchaaaaaaaaaaaaaauuuuuuu PT.

    Vai ser de LAVADA .

  2. Cada que o Sr. Décio falar que fez um bom governo em Blumenau, perderá mais votos.
    Quanto ao Nosso Presidente Bolsonaro, vão ter que aturar mais Quatro Anos.

  3. Tchaaaaaaaauuuuuu…MITO…fora genocida…kkk…Santa Catarina irá pedir verbas com pires na mão…rrssss…Vá de Jumento até Brasília ao invés de motociata..kkk

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*