Desperdício do dinheiro público: explicações que não explicam

Foto: Informe Blumenau

Há duas semanas o Informe Blumenau trouxe uma reportagem sobre a situação de alguns alugueis que a Prefeitura de Blumenau fez,  refletindo um pouco como nosso dinheiro vai para o ralo. Num destes prédios, onde funcionará o novo ambulatório geral do centro, localizado na rua República Argentina, já foi gasto mais de R$ 500 mil em locação e até agora o espaço não foi usado. A entrega para a comunidade está prevista para dezembro. Houve uma explicação oficial da Secretaria de Saúde, que respeito, como sempre, mas não concordo.

A outra, onde funcionaria o Sesosp, nem explicação foi dada quando a reportagem foi feita.

Foto: Informe Blumenau
Foto: Informe Blumenau

Neste caso quatro salas foram locadas em um prédio na rua Amadeu da Luz, bem no centro. Elas nunca foram usadas e o Município, quer dizer, a gente, pagou pelo menos R$ 80 mil, ou seja, dinheiro jogado ao vento. Agora, finalmente o secretário de Administração Roni Wan-Dall enviou a resposta, que, com todo respeito, não é resposta. Mas vá lá, quem sabe alguém se sensibilize com os argumentos da Prefeitura .

“Em resposta ao questionamento sobre a locação do imóvel de quatro salas, localizado na Rua Amadeu da Luz, para o funcionamento do Sesosp, a Prefeitura de Blumenau esclarece que no ano de 2014 ocorreram diversas demandas, abaixo elencadas, que previam a necessidade de um espaço público no Centro da cidade e de fácil acesso aos servidores da administração municipal.  O imóvel alugado necessitava de adequações e reformas que no poder público são realizadas por licitações que demoram meses para finalização do rito processual.
As intervenções só podem ser realizadas quando o imóvel já está locado pelo município.

Por fim as exigências tanto do Sintraseb, quanto do Governo Federal foram prorrogadas e a Praça do Empreendedor recebeu novo espaço sem custos para o poder público. Diante da diminuição da urgência, e também a partir do mês de maio com o Decreto de Redução de custos, a Secretaria de Administração definiu por não renovar este contrato de locação. 

FOTO: divulgação Câmara de Vereadores Blumenau
FOTO: divulgação Câmara de Vereadores Blumenau

– No primeiro momento o atual espaço, localizado no prédio do Paço Municipal, ocupado pelo Sesosp seria implantada a Praça do Empreendedor, que por meio de parceria público privada recebeu espaço gratuito em um shopping da cidade.

– No ano de 2014, o Sintraseb solicitou a ampliação dos serviços de saúde oferecidos aos servidores junto ao Sesosp.
Havia ainda a necessidade de implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que será atendida em readequação da estrutura existente.

– No ano de 2014, o governo federal exigia também a implantação do E-social que também teve o prazo prorrogado.”

2 Comentário

  1. É muita mentira em um governo só.
    Eu me pergunto qual a moral que esse prefeito e seus secretários tem para criticar o governo federal.
    Governo municipal joga nosso dinheiro pelo ralo todo dia.
    Parabéns ao vereador jefferson forest que fez a denúncia.

  2. Concordo com o jornalista , explicações que não explicam , mas isto já é rotina no poder público , sempre existe uma explicação , mas a maioria não justifica . Gastos excessivos , desperdício de dinheiro público , onde esta a Câmara de vereadores que é paga para fiscalizar o executivo ? Mas como fiscalizar se 11 dos 15 vereadores são da base aliada , rezam a missa do Prefeito .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*