9 em cada 10 jovens brasileiros desconhecem o cenário científico do país

Foto: reprodução internet

Mais de dois mil jovens entre 15 e 24 anos foram entrevistados em uma pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) sobre seus interesses e conhecimentos na área de ciências. Os resultados foram divergentes.

De acordo com o levantamento, 51% dos jovens brasileiros acreditam que o Brasil está atrasado no ramo das pesquisas científicas, mas, ao mesmo tempo, 93% deles não souberam citar o nome de um cientista brasileiro sequer. 87% deles também não lembram o nome de qualquer instituição com esse foco no país.

Fonte: Ciência Hoje/Reprodução

Segundo dados da Clarivate Analytics, 12 cientistas nacionais estão na lista dos mais influentes no mundo, e o país é o 13º maior produtor de publicações de pesquisa, se destacando principalmente nas áreas de astronomia, astrofísica e ciências espaciais

Uma reclamação constante entre os entrevistados foi a dificuldade em conseguir distinguir se uma notícia científica é verdadeira ou não, principalmente entre os de menor escolaridade. Contudo, também é evidente que a facilidade na distinção das fake news é maior de acordo com o grau de consumo de informação científica e dos hábitos culturais dessas pessoas. Apenas 26% dos entrevistados alegaram consumir conteúdos científicos com frequência.

Fonte: Fiocruz, Agência Brasil e Tecmundo

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta