Vacinação contra a gripe influenza começa nesta segunda-feira

A vacina contra a Influenza começa segunda-feira e segue até o dia 1º de junho nos sete AGs e em ESFs de Blumenau com salas de vacinação. Dia 12 de maio, um sábado, haverá o “Dia D” de mobilização nacional, quando todos os postos ficarão abertos à população, incluindo àqueles que não contam com sala de vacinação.

Estimativas dão conta de que 106.641 moradores de Blumenau fazem parte dos grupos prioritários e estão aptos a receberem a vacina. A meta é imunizar, ao menos, 90% deste contingente contra os vírus A (H1N1e H3N2) e B.

O público-alvo são pessoas com mais de 60 anos; crianças com idade entre 6 meses e 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas; adolescentes acima de 12 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também são elegíveis, mas precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina no ato da aplicação.

Casos de Influenza em Blumenau

Em 2018, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, houve a notificação de três casos suspeitos de gripe influenza na cidade, dos quais dois foram descartados e um segue em investigação. No ano passado, Blumenau teve 21 casos confirmados de H3N2, com o óbito de um paciente de 35 anos, que apresentava comorbidade (ocorrência simultânea de dois ou mais problemas de saúde).

Da redação, com informações da Secretaria de Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta