Vereadores Mirins de Blumenau tomam posse; Fernanda Piske Matoso é eleita presidente

Fotos: Denner Ovidio

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite desta terça-feira, 28, a sessão solene de instalação da Legislatura 2023 do Programa Vereador Mirim, com o compromisso e a posse dos vereadores mirins eleitos no ano passado pelos seus respectivos educandários e a eleição da 1ª Mesa Diretora mirim desta legislatura. Conforme disposto no Regimento Interno da Câmara Mirim, a condução dos trabalhos da sessão, com compromisso e posse dos vereadores mirins de Blumenau, é do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Almir Vieira (PP).

A sessão, que aconteceu no Plenário da Câmara, contou ainda com as presenças da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar; do secretário municipal de Educação, Alexandre Matias; dos vereadores Bruno Cunha (Cidadania); Professor Gilson de Souza (Patriota); Fernando Mantau (PSDB); Carlos Wagner – Alemão (União Brasil), Adriano Pereira (PT) e das vereadoras Cristiane Loureiro (Podemos), Silmara Miguel (PSD) e Angela Simão (Podemos). Além deles também participaram o assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca, e o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi. Demais autoridades municipais, servidores, professores de unidades escolares, ex-vereadores mirins, atuais vereadores mirins e seus familiares também marcaram presença na sessão.

O Programa Vereador Mirim foi implementado no ano de 1999 em Blumenau e surgiu da necessidade de conhecimento sobre os Três Poderes em que se fundamenta a democracia, dentre eles o Legislativo Municipal. Além de promover a aproximação entre a Câmara de Vereadores e as escolas, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre administração pública e seu contexto na sociedade brasileira. As experiências trazidas com a participação no programa irão contribuir na formação pessoal, além de preparar líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos. O programa Vereador Mirim é realizado há 23 anos na Câmara de Blumenau, sendo merecedor de louvores pelos resultados positivos que vêm alcançando, servindo inclusive de referência para outras cidades.

No início da solenidade, os vereadores mirins prestaram em conjunto o compromisso de posse e, logo depois, foi feita a chamada individual de cada vereador mirim para assinaram o Termo de Posse. Logo após, o presidente da Câmara, vereador Almir Vieira, assim como os representantes do Executivo Municipal e da Câmara Mirim fizeram uso da palavra.

O presidente da Câmara, vereador Almir Vieira, enfatizou a importância do Programa Vereador Mirim para a sociedade, apontando que dentro da Câmara Mirim os jovens têm a oportunidade de entenderem sobre a política, sobre os Três Poderes, especialmente sobre o Poder Legislativo municipal e sobre a importância da democracia. “Essa abertura que a Câmara de Vereadores dá para esses jovens é de extrema importância. Com certeza vocês sairão do parlamento mirim depois deste ano mais conscientes como cidadãos e com um entendimento mais aprofundado sobre a política, sobre a democracia, sobre o Poder do Legislativo e sobre o funcionamento da máquina pública, vão entender ainda mais a importância e o valor do voto e da democracia. O país precisa de cada vez mais de lideranças políticas que venham com a vontade de fazer a diferença e essa é a oportunidade que se tem na Câmara de Blumenau”, ressaltou, falando do tamanho da responsabilidade que os vereadores mirins estão assumindo. Em nome de todos os vereadores e da Mesa Diretora colocou a Casa Legislativa à disposição dos estudantes para que possam realizar todas as atividades necessárias durante o mandato.

A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, disse que se sentiu honrada de participar da posse dos parlamentares mirins e disse que ficou contente em observar tantas mulheres participando desse processo da Câmara Mirim e terem interesse pela política, assim como também os meninos. “Isso demonstra o interesse de vocês de conhecerem o que é a questão municipal, como se faz legislação e conhecer a questão pública que envolve o município. Meus parabéns por vocês se colocarem à disposição. Eu não fui vereadora mirim, mas assim como vocês participei da Câmara Júnior, que é uma escola onde se aprende oratória, situações em relação às questões públicas, privadas e legislação. Por isso, aproveitem esta oportunidade”, enalteceu, ressaltando que o prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva, foi vereador mirim de Blumenau, serve de referência para a região e inclusive presidiu a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve). Por fim, a vice-prefeita colocou o gabinete à disposição dos vereadores mirins e desejou que Deus abençoe cada um deles com sabedoria e discernimento para exercer o mandato com a maior responsabilidade possível.

O secretário municipal de Educação, Alexandre Matias, enalteceu a importância da Câmara Mirim e ressaltou o empenho e a vontade dos estudantes de desde cedo já terem interesse em fazer parte do processo político e fazerem a diferença na sociedade. “Na idade que vocês têm poderiam estar empenhando o tempo com qualquer outra situação, mas vocês decidiram fazer parte deste processo e fazer a diferença. É de extrema importância esse ato de cidadania que vocês desempenham, podendo aprofundar o conhecimento a respeito do que acontece na Casa Legislativa, a entender as atribuições e responsabilidades dos vereadores e, principalmente, para que vocês possam refletir essas informações dentro dos educandários que representam”, ressaltou, evidenciando que na Câmara Mirim as mulheres são maioria e desejando uma maior representatividade feminina também possa refletir no futuro na Câmara de Vereadores. Por fim, ele agradeceu às famílias que apoiam os vereadores mirins nessa caminhada e saudou a todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Estadual de Educação e da rede privada de ensino pelos esforços e dedicação nesse processo da Câmara Mirim dentro dos educandários.

O assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca, apontou que a posse dos vereadores mirins foi um momento de muita alegria e foi uma honra estar presente. “É um motivo de muita alegria fazer parte da Câmara Mirim, juntamente com os demais membros da equipe, para formar e informar esses jovens para a sociedade e para a vida. A equipe da Câmara Mirim não medirá esforços nesta caminhada com vocês para somar na vida de cada um”, enalteceu, mencionando cada funcionário que faz parte da equipe da Câmara Mirim. Ele deixou um recado também aos parlamentares mirins empossados. “Aproveitem ao máximo essa oportunidade. Muitos neste momento queriam estar onde vocês estão, mas vocês foram vitoriosos e foram eleitos pelas suas escolas. Aproveitem tudo nesse período de um ano e façam com dedicação, pois este tempo passa rápido”, disse. Também agradeceu a todos os representantes dos educandários e aos pais e responsáveis dos vereadores mirins, que desde a campanha nas escolas, têm se empenhado junto com a Câmara de Vereadores para fazer o programa acontecer da melhor maneira possível.

Logo após os pronunciamentos das autoridades, o presidente Almir Vieira, em nome da Câmara Municipal de Blumenau e de todos os servidores, aproveitou a solenidade para prestar homenagem e agradecimento ao servidor Ramsés Oliveira Costa, que se despede da Casa Legislativa. O servidor recebeu das mãos do presidente, ao lado da vice-prefeita e de seus familiares, uma moção pelos relevantes serviços prestados ao longo de nove anos na Casa Legislativa, sendo oito deles dedicados ao Programa Vereador Mirim. “Profissional competente e dedicado ao Poder Legislativo. Essa homenagem reconhece a sua contribuição ao Legislativo e aproveitamos para desejar sucesso em seus novos desafios”, enalteceu o presidente.

O presidente encerrou a sessão anunciando logo em seguida a eleição da primeira Mesa Diretora Mirim, que comandará os trabalhos no primeiro semestre deste ano.

Eleição da Mesa Diretora

Logo após a posse dos vereadores mirins, nesta terça-feira, 28, ocorreu a sessão ordinária mirim com a eleição para a escolha dos integrantes da Mesa Diretora Mirim que comandará os trabalhos neste primeiro semestre do ano. A vereadora mirim Fernanda Piske Matoso, da Escola Básica Municipal Machado de Assis, foi a responsável por dirigir os trabalhos da eleição da primeira Mesa Diretora Mirim, sendo secretariada pela vereadora mirim Helen da Rocha Duarte de Almeida, representante da Escola Básica Municipal Quintino Bocaiúva. A eleição ocorreu por meio de votação aberta com chapas pré-estabelecidas, de acordo com o artigo 10 do Regimento Interno Mirim.

No processo de votação para os cargos da Mesa Diretora, os vereadores mirins foram chamados nominalmente por ordem alfabética para procederem a votação em uma das chapas, declarando seu voto no microfone central do plenário, sendo considerada eleita a chapa de N° 1, que obteve nove votos. Já a chapa N° 2 obteve seis votos. A chapa N° 1 eleita é composta pelos seguintes vereadores mirins: Fernanda Piske Matoso como presidente mirim; Dídio João Pereira sendo o vice-presidente mirim; Samuel Velho Pereira Meira, eleito primeiro secretário mirim e Letícia Varela Oecksler como segunda secretária mirim.

“Fico feliz pela minha chapa ter sido escolhida e tenho certeza que iremos fazer um bom trabalho enquanto estivermos ocupando esses lugares. Eu confio nos meus colegas e sei que cada um dará o seu melhor”, assinalou a presidente mirim Fernanda Piske Matoso.

Antes da votação para a primeira mesa diretora, as candidatas presidentes mirins das duas chapas registradas antes do início dessa sessão se dirigiram à tribuna para a apresentação dos integrantes das mesmas e fizeram a defesa de suas chapas apresentando suas propostas.

Chapas inscritas

Chapa 1  (eleita)

 Fernanda Piske Matoso – Escola Básica Municipal Machado de Assis – presidente mirim

Dídio João Pereira – Escola Básica Municipal Visconde de Taunay – vice-presidente mirim

Samuel Velho Pereira Meira – Escola de Educação Básica Bruno Hoeltgebaum – primeiro secretário mirim

Letícia Varela Oecksler  – Escola Básica Municipal  Profª. Zulma Souza da Silva

Chapa 2

Júlia Schroeder Lauschner – Colégio Alfa Castelo – presidente mirim

Ana Paula Rosa Maschio – Escola de Educação Básica Hermann Hamann – vice-presidente mirim

Vitória Gabriele Bauer – Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – primeira secretária mirim

Eduardo Lima da Costa Pereira – Escola de Educação Básica Christoph Augenstein – segundo secretário mirim

Fonte: CMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*