Vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e o balanço do seu mandato em 2021

Foto: CMB

PRIMEIRO ANO DE MANDATO FEITO COM RESPEITO AO DINHEIRO PÚBLICO E AÇÕES POR TODOS OS BAIRROS DE BLUMENAU

 Trabalhar com transparência, compromisso, respeito aos cofres públicos e com amor pelo que faz. Esse é o meu objetivo como Vereadora, desde que fui eleita com 3.124 votos. Em meu primeiro ano de mandato, economizei recursos da Câmara de Vereadores, além de propor e indicar ações concretas nos 35 bairros de Blumenau. Ao todo, foram mais de R$ 30 mil em economia, após abdicar de direitos como telefonia, passagens, diárias, fotocópias, aluguel de carros e combustível. A despesa anual em meu gabinete, entre materiais de expediente, telefonia, chaves e carimbos, foi no valor de R$ 70,00.

Busquei me manter atuante em todos os primeiros 12 meses de mandato, ouvir a comunidade, cobrar respostas, fiscalizando e trabalhando por melhorias para a população do município. Neste período, foram 656 ações legislativas, sendo 18 projetos de lei, 20 requerimentos, 7 moções, 379 indicações e 211 proposições.

Uma de minhas bandeiras é defender políticas públicas para as famílias, com ênfase na educação, saúde, assistência social e bem-estar. Trabalhei na elaboração de leis voltadas para as mulheres, como a instituição da Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna; incentivo da Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino; a implantação do Programa Acolher Mães de Anjos; a Semana Municipal de Sensibilização à perda gestacional, neonatal e infantil e o Dia Municipal de Proteção ao Aleitamento Materno. Procurei ainda empresas para proporcionar qualificação de mulheres para o mercado de trabalho, em especial, vítimas de violência doméstica e vulnerabilidade social. Na educação sugeri políticas transversais, como o estudo de Noções da Lei Maria da Penha.

Garantir os direitos e a inclusão dos cidadãos na sociedade, tornando Blumenau uma cidade mais humanizada, também foi uma de minhas lutas. Seja por meio de moções, como a de apelo ao INSS, para que retorne os atendimentos aos beneficiários presencialmente; a de apoio à alteração da Lei que reduz a zero as alíquotas da COFINS e contribuição para o PIS/PASEP incidentes sobre os absorventes e tampões higiênicos ou sugerir a distribuição pelo cadastro do CadÚnico.

Sei que exercer meu papel no Legislativo é fundamental, por isso, fiscalizei e me posicionei, além de procurar respostas para situações executando requerimentos. Posicionamento também mostrado durante meus discursos na tribuna. Fiz questão de votar contra a multa da vacina por saber que o sistema precisava de aprimoramento e as pessoas não podiam ser punidas em consequência disso.

Neste sentido, frente à pandemia, como Fisioterapeuta que sou, fiz indicações para dar mais agilidade e transparência aos processos, como prever no sistema de Vacinação da Covid-19, a opção de cancelamento do agendamento no site do município e sistema pronto. Outra iniciativa, foi a indicação de instalação de câmeras de segurança nas salas de vacinação, garantindo transparência em todo o processo, tanto para os profissionais de saúde, quanto à população. Solicitei à Prefeitura mais clareza no portal da transparência, sugerindo a possibilidade de impressão de segunda via do carnê do IPTU no site. Pensando também em melhorar os atendimentos oncológicos no município, indiquei um anteprojeto de Lei para instituir um Comitê de Referência em Oncologia.

Também indiquei um PL para instituir como patrimônio Imaterial o “Bordado Casa Meyer”. O meio-ambiente é outra grande preocupação que tenho. Fiz indicações para promover estudo para viabilizar convênio com a CIMVI, a fim de aprimorar Modelo de Gestão de Resíduos Sólidos no município e ter a implantação de treinamento nos Condomínios referente ao tema educação ambiental.

Estive presente em todos os 35 bairros da cidade. Participei de eventos, reuniões e conversas, muitas relacionadas à infraestrutura urbana. Propus a manutenção e o conserto de cerca de 100 ruas de Blumenau, além da roçadas de vias públicas, ribeirões, implantação de academias ao ar-livre e instalação de caixas coletoras de lixo em diversos pontos da cidade. Outra área abordada que contemplou o município foi o transporte público, para que houvesse ampliação do número de linhas e horários. Com relação ao trânsito, foi realizada a indicação para a instalação de placas, pintura de faixas, redutores de velocidade e travessias elevadas, instalação de guard-rail e implantação e recuperação de ciclovias.

Para o Bem-estar Animal, uma de minhas bandeiras, propus projetos de lei que proíbem o uso de coleira de choque e enforcador pontiagudo em animais, e ainda as corridas utilizando cães. Também estou em busca de viabilizar a implantação de um Hospital Público Veterinário em Blumenau. Consegui trazer para a cidade, o gestor da maior rede de hospitais públicos veterinários do Brasil. Fiz ainda indicações para a destinação de roupas pets confeccionadas ao CEPREAD e às protetoras independentes, fruto de parceria com os Clubes de Mães. Na educação, propus como tema transversal, tratar do Bem-estar Animal nas escolas, pois acredito que conscientização seja um bom caminho para prevenir abandono e maus-tratos.

A atuação como Secretária da Família (Pró-família), me aproximou ainda mais das pessoas idosas, a qual possuo profundo respeito. Em meu mandato, sugeri leis como a implantação do Outubro Branco, voltado à orientação dos direitos da pessoa idosa. Considero um ponto marcante em meu mandato, a constatação (após uma solicitação feita por mim à Prefeitura de Blumenau), de que as fraldas geriátricas entregues à população não atendiam padrão de qualidade satisfatório, determinado em licitação. Após a iniciativa, a empresa foi desclassificada, assumindo a segunda colocada, garantindo a distribuição das novas fraldas, com mais qualidade, contemplando a necessidade de pessoas idosas e pessoas com deficiência. Na educação propus a implantação do Estatuto do Idoso como tema de políticas transversais e solicitei ao município a inclusão no Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa e ainda um anteprojeto de lei para instituir Campanha Permanente de Orientação e Combate aos Golpes e Violência Patrimonial cometidos contra pessoas idosas.

Dentro da assistência social, fiz o encaminhamento de inúmeras famílias para essas políticas. Executei indicações para regularização fundiária de ruas de placa amarela e ZEIS; promovi a descentralização do CRAS I para a EBM Conselheiro Mafra; fortaleci políticas públicas para os estrangeiros com secretarias governamentais parceiras e busquei oportunidade de qualificação profissional com empresas. Estive presente em diversas ações sociais, voltadas para a filantropia de entidades socioassistenciais e as associações de moradores.

Em um ano, defendi minhas bandeiras, busquei a garantia de direitos e trabalhei em políticas públicas para fortalecer o desenvolvimento de Blumenau. Na Câmara, atuei como Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Comunicação, Cultura, Desporto, Saúde Pública e Assistência Social; Vice-presidente da Frente Parlamentar de Regularização  e Habitação. Atuei na Comissão de Telefonia Celular, Leis Orgânicas do Município e na Comissão em Comemoração aos 200 anos de Fritz Müller, além de ser Procuradora Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher, onde faço questão de valorizar a força feminina com seriedade e comprometimento nestas políticas públicas.

Neste 2022, planejo um mandato ainda mais atuante, feito de uma forma totalmente transparente e com responsabilidade, para que a comunidade se sinta verdadeiramente representada. Sigo trabalhando até a conclusão do meu mandato, em 2024, com o objetivo de deixar o meu legado. Agradeço a toda a comunidade pelo apoio que recebi este ano. Que possamos continuar caminhando juntos para ajudar cada vez mais nossa linda cidade.

 

2 Comentário

  1. Parabens votei em vc e minha familia tambem porque acreditamos em sua proposta de trabalho e em sua honestidade. Nos eleitores estamos canssados de politiqueiros
    .
    Parabens e continue forte
    Grande abraço
    Valdir humberto schigatto

  2. Cris,você nos enche de orgulho e satisfação!
    Eu estava desacreditada da política até te conhecer e ver de perto sua dedicação em servir a comunidade sempre buscando soluções nos diversos âmbitos.
    Quisera nós que todos fossem como você,comprometida com a verdade e com suas promessas,e realizando muito além do que idealizava !
    Parabéns Cris!
    Você é um exemplo à seguir!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*