Uma vida não tem preço

Foto: reprodução Youtube

Opinião aviso artigos terceiros

jean kuhlmann
JEAN KUHLMANN

Deputado Estadual

 

Blumenau recebeu na última semana um reforço muito importante para auxiliar no salvamento de vidas. Operada pelo Corpo de Bombeiros, a aeronave Arcanjo 3 está em uma base provisória montada no Parque Ramiro Ruediger. É acionada em operações de busca e resgate de vítimas realizadas com profissionais do Samu, numa parceria viabilizada pela secretaria estadual da Saúde.

A princípio, deve permanecer em Blumenau somente até o próximo dia 4 de novembro. Nos primeiro seis dias de operação, foram realizados 18 atendimentos. Nesse curto período sobrevoando a região, já foi incorporado ao dia-a-dia da comunidade. Sabemos que o povo do Vale teve um duro aprendizado com enchentes e calamidades climáticas. Até, por isso sabe o quão valioso é o socorro a quem vive situações de emergência.

Manter o helicóptero a serviço do Vale é mostrar o valor que tem a vida das pessoas desta comunidade tão importante para Santa Catarina.

Por isso, apresentei e foi aprovada pela Assembleia Legislativa indicação pedindo ao governador, aos secretários de Saúde e de Segurança Pública e ao comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina a permanência da base operacional do helicóptero Arcanjo 03 em Blumenau em definitivo.

A mobilização das lideranças e entidades regionais por esta conquista é fundamental. Todos os prefeitos do Médio Vale do Itajaí estão pedindo a permanência da aeronave. A Acib também encampou o pleito. A população tem se mobilizado de maneira exemplar, com manifestações nas redes sociais e nos veículos de comunicação, e até mesmo uma petição eletrônica está recolhendo assinaturas.

Blumenau é o município que mais atende acidentes de trânsito no Estado. Mortes em acidentes nas rodovias que cortam o Vale, sobretudo na BR-470 e no trecho da BR-101 que corta a região da Foz do Rio Itajaí, podem ser evitadas com o resgate aéreo.

Arcanjo 3 (1)
Imagem: Reprodução YouTube

Com o Arcanjo 3, os atendimentos a todo litoral norte catarinense seriam efetivados em um tempo máximo de 15 minutos de voo. Toda a região do Vale do Itajaí também seria atendida com esta rapidez em situações climáticas, como alagamentos, enchentes e deslizamentos. Além disso, com voo de 30 minutos, seria possível estender o atendimento para diversos municípios na região norte do Estado.

O atendimento do Arcanjo 03 será fundamental em eventuais emergências na área de Defesa Civil, e ainda no transporte de órgãos para transplantes realizados no Hospital Santa Isabel.

Não se trata aqui de levantar uma bandeira político partidária – é bandeira de uma comunidade que soma mais de um milhão de habitantes, gente que com suor e entusiasmo trouxe e continua trazendo grande progresso para o Estado de Santa Catarina. Trabalhar para manter a base operacional do helicóptero em Blumenau é trabalhar pela vida!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta