Uma história inspiradora

Foto: divulgação

Internação hospitalar é sempre uma situação difícil e quando as pessoas que estão no entorno do paciente resolvem dar condição para criar um momento especial, único, é preciso dar visibilidade.

O Hospital Santa Isabel, por meio do projeto “O que Importa para Você?”, levou um paciente que estava internado há mais de dois meses na UTI-Geral a prestigiar a formatura do filho, fora da unidade hospitalar.

O paciente foi assistir a formatura no Teatro Carlos Gomes, junto à equipe da UTI, médicos, enfermeiros, psicóloga e fisioterapeutas, que contribuíram na organização desse momento tão importante para toda a família.

O mais especial dessa ação é que, em um primeiro momento, o paciente não sabia da organização dessa saída. O Serviço de Psicologia do Hospital Santa Isabel entrou em contato com a comissão de formatura que fez a ponte entre o HSI e a empresa organizadora da colação de grau. Eles prepararam um camarote especial, para que o homem sob os cuidados médicos pudesse ficar mais à vontade.

Ele foi levado até o Teatro Carlos Gomes de ambulância. Lá pode ver, além da colação de grau do filho, outros membros da família. No camarote, quando chegou o momento do filho colar o grau, com muita emoção nos olhos o paciente aplaudiu. Durante a cerimônia, o formando sai do seu lugar de destaque e vai até o camarote, ao encontro do pai. Neste momento o paciente lhe entrega um presente: o anel de formatura.

Foi um dia muito especial para o paciente e a família dele, mas mais ainda para o Hospital Santa Isabel. São momentos como este que nos fazem acreditar que é possível oferecer os cuidados paliativos pensando sempre além da saúde física, mas também da saúde emocional.

Para a psicóloga Ana Claudia, “ter participado desse momento foi maravilhoso. Amenizar a internação e proporcionar um momento entre família para um paciente internado é gratificante. Orgulho e emoção durante a colação, estampados no rosto do paciente, fez ver mais ainda o quanto é importante cada momento com nossa família.” A enfermeira Scheila diz que, “enquanto profissionais, sabemos que isso não é suficiente, mas temos certeza de que podemos ir além dos cuidados de UTI. Conseguimos transformar este tempo de internação, nem que por um curto período, menos difícil e mais humano. O que importa para o paciente é o que importa para nós.” Ressalta a enfermeira Scheila. A Dra. Ana Carolina, residente de Neurologia Clínica, enfatiza que a morte dá sentido à vida. Para ela, “a rotina de cuidar de pacientes em sua fragilidade presenteia com a oportunidade diária de ressignificar a vida. O que importa para o paciente pode se tornar um presente a quem cuida por pura empatia.”

O que importa para você?

“O que importa para você?” é uma ação realizada pelo instituto norte-americano Healthcare Improvement, desde 2010. O objetivo é aprimorar o cuidado de saúde e a assistência social, ouvindo o paciente e realizando o que realmente importa. Os profissionais se esforçam, na medida do possível, a realizar algum desejo do paciente, seja comer uma pizza ou ir até a formatura do filho.

Ações como esta tornam os cuidados hospitalares mais humanizados, proporcionando ao paciente momentos que vão além da rotina hospitalar. Se alguma coisa importa para o paciente, então também importa para o Hospital Santa Isabel.

Fonte: da redação, com informações da assessoria de imprensa do HSI.

1 Comentário

Deixe uma resposta