Uma exposição de fotos diferente

FOTO:divulgação Cooper

Sim, hoje as máquinas de fotográfica são digitais, quando não substituídas por celulares ou tablets, com as imagens sendo reproduzidas instantaneamente. Mas nem sempre foi assim e quando vejo crianças fazendo uma volta no tempo acho muito legal. É o que acontece numa exposição que vai até esta sexta-feira na Cooper do Garcia. Segue o release da New Age Comunicação.

PS: Olha, tem que tirar o chapéu para este pessoal da Cooper. Promovem e estimulam um monte de atividades para a comunidade, desde preservação ambiental, cuidados para saúde e cultura. Estão de parabéns.

Fotografias feitas com máquinas analógicas, confeccionadas com latas de sardinha, estão em exposição na Cooper Filial Garcia

Os trabalhos foram elaborados no projeto “O Inusitado” por jovens de 12 a 14 anos, do Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente

Uma exposição mais que diferenciada está atraindo olhares na Cooper Filial Garcia. São fotografias confeccionadas por jovens do Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente (Cematepca), por meio de máquinas fotográficas fabricadas com latas de sardinha. Em uma época em que a tecnologia é a “bola da vez”, os adolescentes reaproveitaram um material que seria descartado e ainda aprenderam a fabricar a sua própria máquina fotográfica, além do aprendizado sobre as capacidades e o funcionamento do equipamento. A exposição na Cooper segue até esta sexta-feira, dia 16.

O Cematepca, localizado na Rua Araranguá, no bairro Garcia, proporciona atividades para o contraturno escolar para crianças de 6 a 14 anos, da cidade de Blumenau. O trabalho de fotografia faz parte do projeto “O Inusitado” e as máquinas foram fabricadas pelos próprios adolescentes em uma oficina fotográfica, que foi ministrada pelo fotógrafo Marcos Campos, de Florianópolis. A professora Marcela Braga Godoy, uma das responsáveis pelo projeto, diz que a experiência de fotografar por meio de uma câmera de pinhole, nome dado a esta técnica que utiliza somente um furinho de alfinete como “lente”, foi fantástica para os participantes.

Cerca de 80 pessoas estiveram envolvidas no trabalho, que foi desenvolvido em parceria com o Hospital Santa Catarina. “As crianças amaram a experiência, empolgaram-se muito e algumas delas até ensinaram em casa como faz a máquina, compartilhando esta experiência que alia aprendizado fotográfico e reciclagem”, conta Marcela.

Ao todo, a exposição na Cooper conta com cerca de 60 fotografias, que foram feitas no Biergarten, no Centro de Blumenau. A Cooper Garcia está localizada na Rua Amazonas, 3000.

FONTE: Josiane Caitano/New Age Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*