Turismo de Blumenau realiza levantamento para identificar impactos da pandemia de Covid-19 no setor

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, está com um levantamento em andamento para saber os impactos da pandemia de Coronavírus (Covid-19) no trade local. Desde março de 2020, quando as medidas restritivas foram impostas para conter o avanço da doença, o setor de Turismo e Lazer é um dos mais afetados. O formulário poderá ser respondido até esta sexta-feira, dia 23, por meio deste link.

O questionário foi enviado a 485 empresas da cidade. No entanto, até o momento apenas 15% delas responderam. A secretaria reforça que é importante a contribuição das instituições para que a administração municipal tenha um diagnóstico da situação, e assim possa trabalhar na criação de iniciativas que possibilitem a recuperação econômica e o retorno seguro das atividades turísticas no município.

Dados nacionais

Segundo dados disponibilizados pelo IBGE, entre janeiro e julho de 2020, a receita nominal das atividades turísticas sofreu uma queda de 38,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com os dados do novo CAGED, o saldo entre contratações e demissões na economia do turismo foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais. Os setores mais afetados foram de alimentação e alojamento, com redução de 60% e 21%, respectivamente.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta