Três permanecem foragidos na Operação Regalia

Três pessoas são consideradas foragidas da segunda fase da Operação Regalia, que apura um esquema de benefícios a detentos do presídio regional de Blumenau por parte de agentes públicos, com a colaboração de advogados e familiares dos presos.

São eles, o agente prisional Sérgio Dias e os ex-detentos Silvano Thuler e Diego Dreler. O nome deles faz parte dos quase quarenta mandados de prisão cumpridos no último dia 5 de dezembro.

Entre os presos, estão dois ex-diretores da unidade e dois advogados, uma em prisão domiciliar por conta de estar grávida.

De forma indireta, os desdobramentos da segunda fase da Operação Regalia respingam na Câmara Municipal.

Sérgio Dias é irmão do vereador Célio Dias (PR). Já havia sido preso na primeira fase da Operação, em março de 2015, junto com vários outros enrolados agora também.

E a  advogada que cumpre prisão domiciliar é Rosiane Farias, que até final de novembro ocupava cargo comissionado na Câmara, assessoria jurídica, com salário de R$ 7 mil.

Me passaram a informação de que ela pediu exoneração uns dias antes da operação vir a tona, numa situação já prevista. Talvez isso justifique o salário bruto de R$ 29 mil recebido em novembro, onde estão contabilizadas férias, 13º , salários e outros. Tudo no portal transparência.

Rosiane e Sérgio são acusados de serem “facilitadores” do esquema.

De acordo com o promotor público Flávio Duarte, entre outras “facilidades”,  estava a confecção de carteiras de visitas a detentos para pessoas “especiais”, como prostitutas.

Boa parte dos presos, com exceção dos dois, estão em Itajaí. Ela está em casa e ele foragido.  A operação foi feita, os acusados estão detidos, agora é com a Justiça. As evidências no processo são fortes.

Para finalizar, é preciso deixar claro que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O fato de Sergio Dias ser irmão de vereador e de que Rosiane Farias ser servidora comissionada não desabona a Câmara.

Não existem elementos neste sentido.

Mas dá uma respingada na desgastada imagem do Legislativo.

Foto: Secom SC

1 Comentário

  1. Irmão de vereador e assessora da câmara envolvidos na operação regalia ……o mundo é pequeno .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*