Três de Blumenau participam de formação na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

Foto: Facebook vereador Bruno Cunha

Três representantes de Blumenau participaram do primeiro encontro de 2017 da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, o RAPS, realizado neste fim de semana em São Paulo.  Arão Josino, assessor  executivo de articulação política na Casa Civil do Governo do Estado, o vereador Bruno Cunha e o vice-prefeito Mário Hildebrandt. Foram selecionados em meio a 1216 inscritos.

Foto: Facebook vereador Bruno Cunha

O RAPS foi criado em 2012, por empresários e lideranças ligadas ao terceiro setor, “buscando contribuir para o fortalecimento e o aperfeiçoamento da democracia e das instituições republicanas mediante o apoio à formação de lideranças políticas que colaborem com a transformação do Brasil em um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável.”

Na linha de frente do RAPS está  Guilherme Peirão Leal, dono da Natura, uma empresa identificada com ações de sustentabilidade e com um trabalho social bastante importante.

Depois das eleições de 2010, quando Guilherme foi candidato a vice-presidente na chapa com Marina Silva, as pessoas que sonhavam em construir esta rede chegaram a conclusão de que as transformações que a sociedade tanto precisa tem que passar pela arena política, mediante uma ação pluripartidária, de diferentes ideologias.

Mas para isso,  é fundamental formar as pessoas com disposições comuns e pensamentos convergentes.

O final de semana foi intenso em São Paulo, com capacitação e troca de experiências. “Serão mais quatro encontros. Este primeiro serviu mais de integração”, afirmou o vereador Bruno Cunha, bastante entusiasmado com o que viu e ouviu. “Vai ao encontro do que penso em construir através da política, uma rede de boas ações em prol das pessoas”, disse Cunha, que voltou entusiasmado.

O RAPS forma novas lideranças desde 2013; Quem passou por lá também, em outro ano, foi o prefeito Napoleão Bernardes. É possível dizer hoje que a base desta rede conta com  14 deputados federais, dois senadores, dois governadores, 11 prefeitos,  três vices se 32 vereadores, de acordo com a contabilidade de Arão Josino.

“Nunca participei de nada parecido”, disse Arão, que mesmo jovem já tem um histórico forte de participação de outros eventos de capacitação política.

Quer saber mais sobre o RAPS? Confere aqui.

Foto:Facebook vereador Bruno Cunha

PS: Depois que postei, fui informado que Caroline Poerner, assessora do senador Dalirio Beber em Blumenau, também participou na capacitação. Ela foi selecionada como jovens RAPS. Mário Hildebrandt, Bruno Cunha e Arão Josino estão como líderes RAPS.

1 Comentário

  1. O RAPS foi criado em 2012, por empresários e lideranças ligadas ao terceiro setor, “buscando contribuir para o fortalecimento e o aperfeiçoamento da democracia e das instituições.

    Indicação de cargos comissionados serve para o aperfeiçoamento da democracia ?

    Quem pagou para o vereador e vice prefeito secretário participarem deste evento?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*