Spot, o impressionante “cão-robô” já está à venda

Foto: Becca Farsace/The Verge

Está procurando um animal de estimação que não faça sujeira? Saiba que ele já existe: é o “cão-robô” da Boston Dynamics, o Spot, que já está à venda.

Apesar da brincadeira, o Spot não será vendido para todo mundo, apenas empresas e organizações que apresentarem justificativas válidas para usá-lo poderão adquirir uma ou mais unidades.

O “cão-robô” é equipado com sensores e câmera de 360 graus, é capaz de explorar terrenos acidentados, subir escadas, desviar de obstáculos e, em caso de queda, até se levantar sozinho.

Outras características incluem locomoção em velocidade de aproximadamente 5 km/h, bateria intercambiável com autonomia de até 90 minutos e certificado IP54 — é possível usar o Spot na chuva, por outro lado, jogá-lo na piscina para espantar as crianças provavelmente fará com que ele deixe de funcionar.

O Spot pode ser usado para monitorar áreas, mapear espaços, carregar equipamentos ou realizar tarefas ainda mais específicas, como checar vazamento de gás em prédios — é possível adicionar até quatro módulos de hardware ao robô para dar a ele funcionalidades adicionais.

Mas não vai muito além disso. Embora os vídeos sugiram que o Spot é autônomo o suficiente para reconhecer e abrir uma porta, por exemplo, a verdade é o robô depende de programação específica para realizar a maior parte das tarefas que lhe são possíveis.

Comprada pela Alphabet (Google) em 2013 e vendida para o grupo japonês SoftBank em 2017, a Boston Dynamics teve, por bastante tempo, foco em projetos militares. Mas a empresa diz que não é o caso aqui: o Spot não será usado como arma. “Não queremos ver o Spot fazendo nada que prejudique pessoas”, diz Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia.

Organizações interessadas no Spot podem manifestar intenção de compra no site da Boston Dynamics. A empresa não revelou o preço do “cão-robô”.

Com informações: The Verge e Tecnoblog 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta