Sessão especial da Alesc homenageou os 90 anos da OAB-SC

Foto: Rodrigo Collaço

Por proposição do deputado e advogado Ivan Naatz (PL), a Assembleia Legislativa realizou sessão especial em comemoração aos 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), na noite desta segunda-feira, 7, no plenário Osni Régis. Além da presidência e diretoria da instituição, representantes do governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, entre outras autoridades prestigiaram o ato que também teve homenagens especiais aos presidentes das 53 Subseções da OAB no Estado pela contribuição à história e trajetória da entidade classista.

Ao justificar a homenagem, o deputado Ivan Naatz lembrou o início da trajetória humilde como profissional da área e destacou que a instituição sempre atuou com protagonismo na defesa das prerrogativas dos advogados, bem como nas grandes causas democráticas e defesa da cidadania, nestas nove décadas de história. Já a advogada, Cláudia Prudêncio, primeira mulher a presidir a seção catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil nestes 90 anos de história lembrou os pioneiros que construíram a trajetória e a evolução da entidade, hoje com organização referencial para o país e que já congrega cerca de 70 mil profissionais  de todo o Estado.

Também presente, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, igualmente lembrou a saga do “pequeno grupo” de  fundadores da OAB-SC, entre eles o advogado deputado estadual, federal , senador e governador Nereu Ramos, acrescentando que ao longo dos anos a instituição se tornou sólida e atuante na defesa da advocacia como atividade constitucional indispensável à administração da justiça. Em nome dos homenageados, o presidente da Subseção da OAB de Blumenau, advogado Rodrigo Soethe discursou agradecendo e enfatizando o potencial da entidade e a militância contínua em defesa das prerrogativas dos profissionais da área e apoio às ações de cidadania na sociedade.

O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB) encerrou a sessão destacando o papel da OAB catarinense nas conquistas sociais e na retomada da democracia no país, observando ainda que o parlamento será sempre parceiro da instituição na luta por uma sociedade mais justa e solidária e na defesa das garantias constitucionais. A criação da OAB -SC, aconteceu no dia 1º de novembro de 1932, por meio do Decreto nº 22.039. A instalação oficial, entretanto, só ocorreu no dia 1º de janeiro de 1933.

Fonte: Alesc

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*