Sesi recebe 3 mil pessoas em partida de Rugby

Foto: Pedro Waldrich/ Divulgação FIESC

Mais uma vez a Alemanha se deu bem em cima do Brasil no esporte. Mas no caso da partida entre as duas seleções de rugby realizadas em Blumenau neste sábado, 28, o resultado de 29 a 12 para eles foi o de menos.  O interesse do público foi o grande destaque. Cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes no complexo esportivo do Sesi, para assistir uma partida desta modalidade.

A partida foi transmitida em rede nacional pela Sport TV e trouxe os holofotes da mídia nacional para Blumenau e o complexo exportivo do Sesi, interessados em receber delegações internacionais no período de preparação para as Olimpíadas do Rio , em 2016.

Confira mais detalhes no release enviado pela assessoria de imprensa da FIESC:

Foto: Pedro Waldrich/ Divulgação FIESC
Foto: Pedro Waldrich/ Divulgação FIESC
COMPLEXO DO SESI, EM BLUMENAU, RECEBE TRÊS MIL PESSOAS EM PARTIDA INTERNACIONAL DE RUGBY
Jogo foi transmitido ao vivo pelo canal SporTV. Evento ainda teve entrega de vestiários do estádio e festival que promoveu o esporte no País

 

Mais de três mil pessoas acompanharam neste sábado (28) a partida teste de rugby entre Brasil e Alemanha. O jogo, que teve vitória da Alemanha por 29 a 12, ocorreu no Complexo Esportivo Bernardo Werner, do SESI, entidade da FIESC, em Blumenau, e valeu pontos para o ranking mundial. O rugby é um dos jogos mais praticados no mundo e Santa Catarina é um dos polos de desenvolvimento da modalidade no País.

O evento desse sábado, que foi transmitido ao vivo pelo canal SporTV, faz parte de uma iniciativa internacional que objetiva promover o rugby no Brasil, por meio de uma parceria do SESI, entidade da FIESC, com o British Council e a Premiership Rugby. “A Alemanha e o Brasil possuem uma longa relação no campo esportivo. Estamos reunindo a comunidade de Blumenau em torno de um esporte novo no País. Portanto, o evento trará uma boa visibilidade para o município e região”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Antes da partida, Côrte participou, juntamente com autoridades da região, da entrega dos vestiários do estádio. O espaço passou por processo de revitalização.

Atualmente, o Brasil ocupa a 39º posição do ranking mundial de rugby, mas o esporte vem ganhando cada vez mais espaço no País e em Santa Catarina. “A seleção brasileira está crescendo. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) vem desenvolvendo, ao longo dos últimos seis meses, um trabalho concentrado na alta performance”, disse o diretor de torneios e eventos da CBRu, Bernardo Duarte. O capitão da seleção brasileira de rugby, João Luiz Da Ros, destacou a atuação da equipe. “Eventos como esse são fundamentais para sabermos se estamos indo no caminho certo. Foi um jogo duro, mas que possibilitou ao time brasileiro avaliar pontos a serem aprimorados para os próximos torneios”, enfatizou Da Ros.

Na mesma ocasião, ocorreu o Festival Try Rugby, que reuniu jovens de cinco Estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) participantes do projeto Try Rugby no Brasil, do Try Rugby na Colombia e convidados de times locais para uma confraternização com os atletas. “Ações como esta fazem o esporte crescer não só em número de adeptos, mas também na qualidade de jogo. A maioria dos atletas que compõem as grandes equipes do Brasil começaram a praticar rugby muito tarde, muitas vezes na fase adulta. Projetos como o Try Rygby oferecem a prática do esporte já na infância e, consequentemente, possibilitam a formação de atletas com maior qualidade de jogo para o futuro”, explicou o capitão do time de rugby de Blumenau, Ruan Waiss, durante a participação no Festival.

Ao longo do dia também foram realizadas oficinas gratuitas de rugby para crianças e adultos da comunidade, ministradas por técnicos britânicos da Premiership Rugby, Blumenau Rugby e do Desterro Rugby Clube. O SESI ainda colocou à disposição do público uma tirolesa de 220m e o Circuito do Bem-Estar, com diversas atividades, testes e orientações para saúde e qualidade de vida.

Try Rugby

O Try Rugby é uma iniciativa internacional pioneira do British Council e da Premiership Rugby, que traz técnicos britânicos para atuar em escolas e comunidades no Brasil. No País, o projeto é realizado em parceria com o SESI e já atendeu, desde 2012, cerca de 70 mil pessoas em eventos diversos e mais de 15 mil crianças em atividades permanentes durante o ano. Em Santa Catarina, mais de 1,2 mil crianças e adolescentes, filhos de trabalhadores da indústria, fazem parte do projeto.

A iniciativa utiliza a modalidade como uma ferramenta para incentivar a adoção de uma vida mais ativa e saudável, promover o crescimento do esporte no país e o conhecimento da língua inglesa através do contato entre jovens do Reino Unido e do Brasil. Técnicos britânicos estão sediados no Estado desde 2014 para ensinar a modalidade para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta