Semana de Conscientização do Autismo em Blumenau

 

Dia 2 de abril é o dia mundial de conscientização sobre o autismo, uma doença que compromete a percepção social e comunicação dos pacientes. Estima-se que, no mundo, existem aproximadamente 70 milhões de autistas, sendo dois milhões deles no Brasil.

Para marcar a data e dar visibilidade a doença, algumas atividades estão marcadas para Blumenau.

No sábado, 1º de abril, acontece a quarta edição do Piquenique da Inclusão, nos fundos da casa da família Strelow, rua Carlos Roesel, 111, na Itoupava Central, em Blumenau, a partir das 15 horas.

O evento já é tradicional e busca integrar as famílias que possuem filhos com alguma síndrome, como o autismo, deficiências ou perfil neuro-típico, para que possam socializar e brincar sem barreiras e sem preconceito. Em 2016, cerca de 250 pessoas passaram por lá.
Desta vez é esperado um número ainda maior de participantes devido a repercussão que o evento vem ganhando e pelo espaço que permite o aumento de público, seguindo o mesmo formato, em que as famílias levam o que irão lanchar, além de alimentos que são recebidos por doações. Brincadeiras e atividades são realizadas de forma voluntária e as despesas com estrutura de brinquedos provém de doações de empresas e entidades.
A participação é gratuita e não é preciso confirmar presença. Na página @piqueniquedainclusao no Facebook é possível os interessados acompanharem a movimentação ou tirarem dúvidas.
No dia 5, quarta-feira, acontece a Caminhada Pelo Autismo, organizada por alunos do Técnico em Marketing da Faculdade Senac Blumenau. O evento inicia-se as 19h30, com aulão de zumba em frente ao Senac Blumenau, na Rua São Paulo. O percurso seguirá rumo a Prefeitura, onde será organizado um grande ato em celebração ao mês do autista, retornando em seguida, ao Senac. Durante o percurso serão distribuídas água e frutas aos participantes.
A entrada é franca e a organização da Caminha pede apenas que todos os participantes venham trajados de camiseta azul, cor alusiva ao mês do autista.

A Caminhada tem o apoio da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Blumenau, que além deste evento, está programando uma série de atividades alusivas ao mês. “O objetivo é chamar a atenção que a síndrome é muito comum e a importância de um diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo for identificado melhor o tratamento que na maioria dos casos envolve terapias com profissionais habilitados”, afirma o presidente da AMA, Edson Waltrick Mota.

Outros eventos também seguem na semana, como a exposição fotográfica Viagem ao Mundo Azul do fotógrafo Eduardo Guilhon e em conjunto com a Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião (Ama) há uma programação semanal que incluí caminhada, pintura azul na ponte no início da XV de Novembro e palestras com profissionais da saúde especialistas no tema.

Foto: Eduardo Guilhon / divulgação

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta