A segunda condenação de Lula

Alexandre Gonçalves

Jornalista

 

Hoje um jovem jornalista, de convicções, perguntou-me como eu via este julgamento.

Disse a ele que eu estava entristecido, mas entendo que a condenação em segunda instância deveria ser pedagógica para todos nós.

Triste por lembrar o papel que Lula teve no processo de redemocratização no país, na organização dos trabalhadores e nos seus dois mandatos. Muitos que o criticam não lembram do passado recente, quando muita gente melhorou de vida e os que nada tinham saíram da linha da miséria. Foi um período de prosperidade e crescimento.

Tenho a clareza que houve um grande e articulado movimento nacional para tirar o PT do Governo Federal e criminalizá-lo.

Primeiro o impeachment, agora o resultado do julgamento. Deu-se um jeito de tirar Dilma Roussef da Presidência, blinda-se contra uma anunciada candidatura de Lula.

Tanto um, quanto outro, foram considerados culpados de crimes menores e questionáveis , como as pedaladas fiscais, no caso da presidente afastada, e do Triplex, no caso de Lula.

Tem casos muito, muito mais graves e nada acontece, inclusive envolvendo o PT.

Isso é fato.

Como também é fato que não dá para fechar os olhos, em especial no caso de Lula. O esquema de corrupção incrustado no Governo Federal e outras esferas públicas não foi criado pelo PT, mas o partido lambuzou-se e gostou, organizando de forma profissional um esquema de irrigação de dinheiro público para campanhas eleitorais, além de bolsos de políticos desonestos e empresários corruptos.

O Partido dos Trabalhadores nunca esteve sozinho nas maracutaias, mas está pagando o pato.  E com seu maior líder, agora praticamente alijado da sucessão presidencial, única esperança do PT de voltar ao Governo.

Para se ter uma ideia da dimensão política deste julgamento jurídico, a repercussão é maior sobre a inelegibilidade de Lula do que sua prisão, com a pena aumentada agora, 12 anos.

E isso explica muito.

Portanto, para que isso seja realmente pedagógico, é importante que não paremos por aqui quando o assunto é combate a corrupção.

Isso vale para os poderes, em especial o Judiciário, para a sociedade organizada e para todos nós, para provar que não foi apenas um movimento organizado para tirar o PT do jogo.

PS: Este jogo prossegue no Judiciário, a defesa de Lula fará de de tudo para embarrigar a sentença. Mas lá, o jogo parece já jogado.

4 Comentário

  1. ??? Tenho a clareza que houve um grande e articulado movimento nacional para tirar o PT do Governo Federal e criminalizá-lo. ???

    Se foi isso, melhor, pois estávamos se transformando numa venezuela da vida.

  2. “O Partido dos Trabalhadores nunca esteve sozinho nas maracutaias, mas está pagando o pato.”

    Percebo, prezado Alexandre Gonçalves, com tristeza irresignada, que tu foste mais um a quem o molusco/sapo barbudo/invertebrado conseguiu enganar!

    Entendo, também, que, assim como tantos, pretendes no teu texto justificar o erro do pt pelo erro dos outros. Que pena!

    Corrupção não tem cor, mas, no meu entendimento, tem paredão de fuzilamento igual para todos!

    Pensemos nos nossos filhos – pensa nos teus, Alexandre – e saibamos construir o futuro deles.

  3. Ele já deveria estar preso a muito tempo, se não por roubos, corrupções, propinas, desvios, então por apoiar assassinos!
    Sim, ele deu 25 milhões de nossos impostos ao grupo assassino Hamas que mata judeus e cristãos e escraviza os palestinos que desejam o bem e a paz com Israel.

    De quebra Lula deixou um legado de 14 milhões de desempregados e muita especulação na renda fixa com juros altos desestimulando investimentos nacionais e estrangeiros resultando na paralisação e retrocesso econômico do Brasil no cenário mundial!

  4. Não fico surpreso com o texto escrito pelo dono do Informe.

    Está na moda 95% dos Jornais online terem esse tipo de escritor que pensa assim como ele escreveu no seu texto:

    ” Tenho a clareza que houve um grande e articulado movimento nacional para tirar o PT do Governo Federal e criminalizá-lo. ”

    É não querer admitir que o PT é sim o LÍDER nos esquemas de corrupção que assombraram o nosso PAÍS !

    LULA JÁ ERA !

Deixe uma resposta