Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto inicia atividades em Blumenau

Foto: Michele Lamin

A partir desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) inicia suas atividades em Blumenau pelo comando de Giselle Chirolli. A vereadora, que deixou a câmara na terça-feira, dia 31, é a criadora do Programa Paradesporto em Blumenau e agora segue à frente da nova secretaria com o objetivo sequencial de garantir a implementação de políticas públicas de inclusão social para as pessoas com deficiência.

Com a criação anunciada pelo prefeito Mário Hildebrandt em novembro de 2022, a nova secretaria passou como projeto pela aprovação da câmara de Blumenau em dezembro de 2022. Agora, localizada na sede do Paradesporto, que fica na Rua Boaventura Amorim, nº 16 – Itoupava Norte, a secretaria já atende a população.

“Estamos organizando tudo por aqui, mesmo assim o atendimento já está disponível. Nos próximos dias devemos ter um número de telefone para o contato da população, mas por hora já é possível nos contatar por e-mail” explica Giselle.

O e-mail para contato com a nova secretaria é o [email protected] – canal que está aberto para questionamentos, reivindicações, propostas, parcerias, entre outros.  A cerimônia para inauguração oficial deve acontecer em março, quando toda a estrutura da secretaria estará finalizada.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destaca a importância do início das atividades na secretaria. “Lançamos o projeto da Seidep como uma ferramenta para seguir transformando a realidade das pessoas com deficiência. Afinal, Blumenau já é referência com o Paradesporto e agora será também pioneira em Santa Catarina e no Sul do país com a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto. Com essa iniciativa daremos seguimento aos projetos, mudanças e reivindicações por meio das políticas públicas de inclusão do muncípio”.

Seidep

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) é a responsável por desenvolver projetos e políticas de inclusão e acesso à cidadania para pessoas com deficiência. Além disso, com a nova pasta, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que até hoje atuava junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), passa a desempenhar suas funções deliberativas junto à Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto.

Entre as competências da nova secretaria estão ainda: articular os vários segmentos da comunidade com vistas à observância das normas e princípios previstos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, organizar e desenvolver programas paradesportivos de rendimento, lazer e prevenção e combate a doenças. A partir de agora, as atividades esportivas de rendimento e as políticas de inclusão também são agregadas à nova secretaria. Já o programa Paradesporto Escolar, que é feito no contraturno, permanece com a Secretaria de Educação (Semed).

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*