SC anuncia diminuição do intervalo de aplicação das doses de Astrazeneca; Blumenau ainda não tem definido como fará

Foto: Yves Herman/Reuters/Reprodução via CNN Brasil

O Governo do Estado confirmou na manhã desta sexta-feira a diminuição do intervalo para aplicação de doses da Astrazeneca, com a segunda aplicação podendo ser dada a partir de 10 semanas  ou 70 dias da primeira,  com limite máximo de 12 semanas ou 84 dias.

Em Blumenau, a equipe técnica está avaliando a partir de quando pode se baixar para 10 semanas devido aos agendamentos com o intervalo para 12 semanas já feitos. Na cidade, quando a primeira dose é aplicada a pessoa já sai com a data agendada para a aplicação da segunda. A definição deve acontecer a partir da próxima semana.

Confira o trecho da nota técnica enviada aos secretários municipais de Saúde pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Destacamos que, conforme pactuado em CIB, as Secretarias Municipais de Saúde podem antecipar a aplicação da segunda dose (D2) da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz para o período de 10 semanas (70 dias), com o intuito de organizar o processo de vacinação e de evitar o atraso no período recomendado para a aplicação das doses deste fabricante. 

Com isso, a partir deste momento, fica estabelecido que a segunda dose (D2), da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, poderá ser agendada para um período a partir de 10 semanas (70 dias) da primeira dose, com limite máximo de 12 semanas (84 dias), sem prejuízo para a vacinação.

Quatro estados brasileiros já tinham adotado o protocolo de diminuição do intervalo. Apesar da possibilidade, o Ministério da Saúde mantém a recomendação de que a aplicação permaneça com intervalo de 12 semanas entre uma dose e outra.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*