Saúde na Mesa: o pós-carnaval

Foto: iStock

Abusou na alimentação neste feriado não é? Não tinha como ser diferente, na folia ou em viagem, aposto que a sua dieta foi recheada de comidas pesadas, comidas de rua e bebidas alcoólicas.

Que tal focar em uma alimentação saudável e usar o período da quaresma para estabilizar a dieta?

Independente de crenças podemos usar esse período para retirar da nossa dieta alimentos que não nos fazem bem, como bebidas gaseificadas, álcool, embutidos e industrializados. A abstinência da carne vermelha também pode fazer bem ao coração.

Para se recuperar dos danos causados pelo período festivo, o importante é se alimentar de cinco a seis vezes ao dia, distribuindo as proteínas nas refeições, inserindo frutas e verduras. Não esqueça da hidratação, que é a primeira estratégia para se livrar do inchaço adquirido.

Você pode contar também com alguns chás diuréticos, como o de cavalinha, hibisco ou chá verde.

Para os lanchinhos, leve na bolsa opções práticas como um mix de castanhas e frutas de baixo índice glicêmico, como o pêssego, pera, maçã ou ameixa.

Priorize alimentos que provocam saciedade, ricos em fibras e fontes de gorduras boas. Adicione ao cardápio sementes de chia e linhaça, farelo de aveia, farinha de coco, abacate, coco fresco, azeite extra virgem, óleo de coco, sementes de girassol e de abóbora, verduras e legumes.

E nas refeições principais abuse nas receitas com peixes como atum, sardinha e até uma tilápia grelhada. Os patês podem ser uma opção viável e ficam deliciosos com grãos de bico ou em uma saladinha.

Receitas veganas e vegetarianas também podem te ajudar a variar o cardápio, quanto mais natural melhor.

Temos aí 40 dias para nos recuperarmos dos excessos e nos prepararmos para as delícias de Páscoa. Podemos usar esse período para adquirirmos novos hábitos e gostos e quem sabe levar as práticas saudáveis para vida.

Até a semana que vem!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta