Saúde fará ação de intensificação da vacinação contra Influenza neste sábado

Foto: reprodução

Neste sábado, dia 23, a Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus) estará com 14 unidades abertas para vacinação contra Influenza, em um dia de intensificação da vacina. Os sete Ambulatórios Gerais e outras sete unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) atenderão exclusivamente por agendamento apenas aquelas pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha e ainda não se vacinaram.

As agendas do sábado já estão disponíveis para marcação, que pode ser feita acessando o aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.

As crianças de seis meses até menores de seis anos fazem parte dos grupos prioritários e precisam ser imunizadas. A meta é vacinar aproximadamente 20 mil crianças nesta faixa etária, mas até o momento apenas cerca de 25% dos pais já levaram seus filhos até uma unidade de saúde. Gestantes e puérperas também fazem parte dos grupos que devem procurar a imunização.

Ainda fazem parte dos públicos da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência, idosos, professores, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adultos de 55 a 59 anos de idade, idosos e profissionais de saúde. A campanha segue até o dia 5 de junho.

Como proceder

O agendamento é imprescindível para evitar situações de aglomeração nas unidades, por conta do coronavírus. No momento da marcação online, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove sua situação. Confira na lista abaixo os documentos de comprovação.

A Semus orienta que as pessoas que forem até uma unidade nesse dia tenham em mãos documento que comprove a condição para a vacinação, a carteira de vacinação e que esteja usando a máscara. O funcionamento inicia às 8h e segue, sem fechar no almoço, até as 17h.

Também estão disponíveis horários para marcação da vacina em 34 unidades de saúde para esta sexta-feira, dia 22.

Confira os grupos da 3ª etapa e comprovantes necessários:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade: (5 anos 11 meses e 29 dias): documento de identidade com CPF

– Pessoas com deficiência: laudos ou declarações médicas; comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência

– Gestantes: resultado de teste de gravidez positivo ou carteirinha de gestante

– Puérperas até 45 dias: documento que comprove a gestação como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros

– Adultos de 55 a 59 anos de idade: documento de identidade

– Professores das escolas públicas e privadas: último holerite

Unidades de irão vacinar sábado, dia 23:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupavas)
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
ESF Gustavo Haase (Progresso)
ESF Glodoaldo Lino de Amorim (Ribeirão Fresco)
ESF Ângelo de Caetano (Fidélis)
ESF Martin Volles (Itoupava Central)
ESF Geraldo Schmidt Sobrinho (Salto do Norte)
ESF Arão Rebello (Velha Grande)
ESF Augusto César Viana (Água Verde)

Fonte: Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta