Samae promove ações na Semana Nacional do Lixo Zero

Arte: divulgação

Promover o desenvolvimento sustentável é um dos grandes desafios mundiais na atualidade e a quantidade de lixo gerada em todo o planeta ainda é uma grande preocupação. Por isso, o Instituto Lixo Zero Brail (ILZB) foi fundado em 2010, em Florianópolis, para representar o Brasil na Zero Waste International Alliance (ZIWA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

Anualmente, a ILZB promove a Semana Nacional do Lixo Zero com o intuito de mobilizar o maior número possível de organizações a realizar um evento Lixo Zero. Neste intuito, a Prefeitura de Blumenau, por meio do Samae, abraça pela primeira vez a Semana do Lixo Zero, realizando atividades pautadas nos conceitos do evento, marcado para ocorrer nacionalmente de 18 a 27 de outubro.

Para André Espezim, Diretor-Presidente do Samae, o conceito Lixo Zero ainda é pouco conhecido. “Estamos acostumados a reciclar todo o resíduo que geramos. Viver em uma sociedade Lixo Zero é algo totalmente diferente porque consiste em máximo aproveitamento e correto encaminhamento tanto dos resíduos recicláveis como dos orgânicos. Como signatários do Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU), o Samae quer estimular uma conduta de reduziraté o fim, o encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários”, explica.

A ZIWA provoca estas ações por considerar uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para mudança de vida e práticas que incentivem os ciclos naturais sustentáveis. “Promover a gestão Lixo Zero é evitar a geração de lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos”, finaliza André Espezim.

A programação completa preparada pelo Samae para a Semana Lixo Zero Blumenau está disponível nos sites www.samae.com.br e www.semanalixozero.com.br/blumenau.

Para participar das palestras na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC) basta fazer a inscrição gratuitamente pelo link https://forms.gle/8v7vddPaE9rRNmsf6 até o dia 21 de outubro.

Confira quais são as palestras e a programação completa:

Palestra Conceito Lixo Zero e soluções para o dia a dia

Data: 21 de outubro

Horário: 9 horas

Local: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC)

Palestrante: Letícia Klein – Embaixadora Lixo Zero, jornalista e técnica em Meio Ambiente

Aberta ao público

Inscrição Gratuita

Palestra Lixo Zero na Construção Civil

Data: 22 de outubro

Horário: 14 horas

Local: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC)

Palestrante: Mark Rae – Engenheiro Sanitarista e Ambiental , vinculado ao Instituto Lixo Zero Brasil

Aberta ao público

Inscrição gratuita

Programa completa:

Ações do Programa de Educação em Saneamento (PES)

Parceria com a escola Anita Garibaldi

Dia 21 de outubro: Palestra sobre compostagem

Dias 22,23 e 24 : SESC como montar uma Composteira

Dia 25: piquenique Lixo Zero centro turístico e cultural da Vila Itoupava

Ações durante a Oktoberfest:

Oktober Consciente

9 a 27 de outubro

Em uma lixeira gigante, com seis metros de altura, as pessoas depositam os copos plásticos usados na festa, que terão o destino correto. O material será reciclado para se transformar em cadeiras e mesas para a rede públicas. *

Parceria do Samae com a Euro Ambiental

9 a 27 de outubro

Distribuição de 12 lixeiras ecológicas para descarte de copos de 400 ml de chope utilizados na festa. Cada lixeira tem capacidade de armazenar 2 mil copos e foram totalmente produzidas em material reciclado.

Oito serão distribuídas nos camarotes e outros pontos e quatro ficarão de reserva para troca.

Palestras Samae:

Dia 21, às 9h, Conceito lixo zero e soluções para o dia a dia – Local: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC)

Dia 22, às 14h, Lixo Zero construção civil – Local : Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC)

Dia 21, às 19h , CINEARTE: Filme: Lixo Extraordinário – Local: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC)

Conceito Lixo Zero:

Repensar: Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados.

Reutilizar: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem.

Reduzir: Gerar o mínimo possível de lixo.

Reciclar: Aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

Fonte: Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta