Regras definidas. Vídeo mostra fala do ministro Luiz Roberto Barroso

O ativo colaborador voluntário Luiz Carlos Nemetz acompanhou do plenário, em Brasília,  a sessão do STF dessa quinta-feira, que mudou o rumo do impeachment da presidente Dilma, pelo menos por enquanto.

Ele nos brindou com sua lúcida reflexão aqui. 

O experiente advogado saiu um tanto atordoado com o que presenciou in loco.

Se ele, que entende, saiu cheio de dúvidas, o que resta para nós leigos? A decisão do STF surpreendeu, principalmente depois do vazamento do encaminhamento do relator, ministro Luiz Fachin, rejeitando a grande maioria dos argumentos da ação impetrada pelo PCdoB.  A corte decidiu diferente e reverteu o processo a favor da presidente Dilma.

A decisão do STF é surpreendente, mas não incoerente. Muda os rumos do que havia sido aprovado em uma sessão para a Câmara dos Deputados esquecer. Mas corta o mal pela raiz e define os ritos.

Agora as regras estão mais claras.

A presidente Dilma ganha um respiro, mas do jeito que seu governo se comporta, talvez termine sua administração antes do tempo por outras questões. Não dá para sair comemorando, pois os problemas ainda estão começando.

Enfim, foi um dia importante para entender um pouco sobre os procedimentos da nossa República dividida nos três Poderes.  Quem cabe analisar juridicamente, o fez. É assim a relação da nossa democracia.

Além do belo artigo, o “correspondente do Informe no STF, Luiz Carlos Nemetz mandou este vídeo de uma entrevista com um dos ministros, Luiz Roberto Barroso, logo ao fim da sessão. Um flagrante interessante, gravado de celular. Confira.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*