Quatro candidatos “cascudos” na disputa para a Câmara dos Deputados por Blumenau

As lideranças de Blumenau reclamam muito da nossa falta de representatividade em Brasília, a cidade que não conseguiu eleger deputado federal em 2018. Naquela disputa, a ex-deputada Ana Paula Lima (PT) bateu na trave, fazendo mais de 70 mil votos, mas ficando de fora por apenas um na legenda que garantisse dois representantes petistas.

Nas eleições de 2022  uma nova oportunidade de eleger representantes e quatro candidatos são experientes e com densidade eleitoral. São dois deputados estaduais  e dois ex-deputados.

Um deles é o mais votado para a Assembleia Legislativa em 2018, Ricardo Alba, que fez mais de 60 mil votos pelo PSL. Recém filiado no União Brasil, não deve ter a influência tão forte da onda 17 que aconteceu no último pleito, mas é um dos políticos mais identificados com os ideais do presidente Bolsonaro.

Outro “cascudo”, para usar um jargão futebolístico para referir-se a experientes, é Ismael dos Santos (PSD), há três mandatos na Assembleia Legislativa. Foi o quarto mais votado em 2018, com mais de 50 mil votos, ele que tem atuação estadualizada e é vinculado à Igreja Assembleia de Deus, que recomenda para os fiéis o voto em Ismael.

O terceiro “cascudo” é Jean Kuhlmann, agora no Podemos. Ele não conseguiu-se reeleger para a Assembleia – fez mais de 28 mil votos – , mas tem na bagagem três mandatos de deputado e uma passagem como secretário de Estado, que lhe rende uma certa visibilidade.

E tem ainda Ana Paula Lima, que deve tentar novamente vaga à Câmara dos Deputados, na expectativa de a candidatura do ex-presidente Lula dê um novo fôlego eleitoral para o PT catarinense.

Fora eles, ainda poucos nomes de Blumenau estão colocados com alguma viabilidade eleitoral. Um deles é do vereador Alexandre Matias, presidente do PSDB catarinense.

Certamente outros candidatos surgirão e é provável que eu tenha esquecido algum. Vejo, por enquanto, que a nominata indica mais possibilidade de eleger representantes da cidade do que em 2018, quando os candidatos mais expressivos foram, além de Ana Paula, os vereadores Marcos da Rosa (DEM) e Jovino Cardoso (SD), o empresário Ericsson Luef (MDB) e o ex-vereador Marco Wanrowsky (PSDB).

 

3 Comentário

  1. Estamos ferrados e estes forem os candidatos com maior chance…. vamos ficar sem representação novamente .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*