Respeito aos animais: Lei quer proibir venda de patê chique em Blumenau

FOTO: divulgação

Recentemente a Câmara Municipal aprovou dois projetos de lei tombando como patrimônio de Blumenau dois alimentos típicos daqui, a linguiça Blumenau e a Kochkaese, duas iguarias que encantam moradores e visitantes. Nesta quinta-feira os vereadores voltam a analisar um projeto envolvendo alimentos, mas desta vez com um caráter totalmente diferenciado.

É o foie gras, um produto feito a partir do fígado de pato ou ganso, que circula muito em coquetéis chiques e restaurante bacanas, mas também em prateleiras de alguns estabelecimentos. Um projeto de lei da suplente Evelin Huscher (PT), quando assumiu a vaga de titular, quer proibir a venda. Segundo o pessoal ligado à defesa dos direitos dos animais, da qual a Evelin faz parte, o patê é produzido a partir da alimentação forçada dos animais.

Durante as últimas semanas, a ONGS de proteção animal, mais especificamente a Aprablu e a Hachi, fizeram uma série de manifestações  favoráveis a aprovação do PLC 1469/2015, algumas bastante criativas, no centro da cidade.  Caso confirme, Blumenau será a terceira cidade brasileira a ter uma lei neste sentido, além de Sorocaba e São Paulo. Na capital paulista a lei está parcialmente suspensa devido a uma liminar impetrada pela indústria que produz a iguaria de mal gosto.

Para nós, reles mortais, este Foie Gras é uma coisa meio esquisita. Mas segundo a autora do Projeto, é um patê de fígado de pato ou ganso feito com a alimentação forçada das aves, entre a 10ª e 14ª semana de vida, quando o coitado do bicho recebe entre 400 e 900 gramas de alimentos , de duas a três vezes por dia. Quando o fígado expandir significativamente, atingindo 60% de gordura, o animal é morto. Confesso que perdi a fome.

 

 

3 Comentário

  1. Alguns vereadores de Blumenau, não tem assunto ou…sei lá! A autora do projeto deve ser natureba, senão incoerente, pois vamos ter que deixar de comer carnes de origem animal!!! Será que peixe, boi, frango, porco, ovelha, etc são animais??? Voltarei pra escola!!! Os vereadores estão mais ligados em culinária, do que deveriam… tenho certeza que temos outros assuntos mais importantes pra legislalar ou fiscalizar como a sonegação de impostos na Vila Germânica, durante a oktoberfest, ICMS e ISS… Você recebeu o seu cupom fiscal???

  2. A questão não é deixar de comer carne e sim a crueldade que esses animais são submetidos para ganharem peso. Se esse aumento de peso fosse feito naturalmente acredito que não seria um assunto a ser discutido. No entanto, pensasse só em lucrar e atitudes cruéis assim são tomadas!

  3. Que avanço…..acho que os vereadores de Blumenau precisam participar do quadro de culinária do Mais Você…..porque é incrível que enquanto pessoas são assaltadas diariamente, morrem sem conseguir atendimento decente pelo sistema único de saúde e planos particulares, a preocupação maior é em torno de um patê, que muitos nem sequer conhecem e que a maioria da população não tem nem acesso por conta da condição financeira que vive o povo brasileiro atualmente. Também gosto de animais mas acho que junto a esse projeto deveriam haver projetos voltados para a segurança, saúde……..mais empregos!!!!!!!!!!! Ah, e acho que vossa Excelência esqueceu o MARRECO……ou será que esse pode ser sacrificado para atender aos milhares de turistas que visitam nossa cidade, já que estamos em Blumenau, cidade da oktoberfest??????? Brasil…..país da incoerência, da vergonha……da sonegação!!!!!! Onde estão os projetos que defendem a vida……a moradia……prevenção de catástrofes naturais…?????????Fico “orgulhosa” em ser de uma cidade onde seu maior patrimônio é uma linguiça (linguiça blumenau)…..Parabéns Blumenau

Deixe uma resposta