Projeto que autoriza vans escolares e táxis em corredores de ônibus de Blumenau deve ser votado na próxima semana

De autoria dos vereadores Alexandre Caminha (PP), Almir Vieira (PP) e Jovino Cardoso (PROS), o projeto passou na Comissão de Constituição e Justiça na última terça-feira, 19. Agora tramita nas demais comissões, mas como não foi considerado inconstitucional, deve ir a plenário na próxima semana.

O projeto prevê que a circulação de táxis será permitida em dias úteis, com ou sem passageiros, sem limite de horário. Já a circulação de veículos escolares será permitida somente em períodos próximos do horário de entrada e saída das escolas. O texto do projeto ainda proíbe o embarque e desembarque de passageiros nas faixas preferenciais de ônibus. O projeto segue tramitando nas demais comissões permanentes da Casa antes de ir à votação no Plenário.

A Prefeitura já se manifestou contrária a proposta, que não é nova e já foi considerada inconstitucional em outras oportunidades.

O próprio Jovino apresentou em 2011 proposta similar e foi barrado na Comissão de Constituição e Justiça. Hoje, Jovino preside a CCJ.

Em 2013, foi a vez do então vereador Ivan Naatz propor, sem sucesso também

Em 2017 foi a vez de Alexandre Caminha fazer a proposta, sem prosperar.

5 Comentário

  1. Espero que essa proposta absurda não passe, porque os amigos do rei irão ter prioridade? Nada justifica que táxis andem pelas faixas destinadas a ônibus, pois se eles terão esse direito, os motoristas de aplicativos também precisam ter, aí a justificativa de existir os corredores de ônibus para justificar o transporte coletivo cai por terra.

  2. Eles não tem o que fazer mesmo . Corredor de onibus é para onibus .

  3. Acho interessante a proposta, pois o táxi serve a sociedade e qualquer medida que beneficie a vida dos blumenauenses eu apoio.

  4. Está de parabéns vereador, as grandes cidades do país já fizeram isso e com Blumenau não iria ser diferente. O corredor do ônibus deve ser melhor empregado dando maior vazão para o serviço público de transporte.

    Em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e até mesmo em Joinville o corredor do ônibus é de uso compartilhado com táxis. Acertou em cheio, parabéns. Também de melhor uso as vans Escolares!

  5. Acho muito viável a proposta, dando agilidade para esse serviço e melhorando o atendimento ao público que utiliza o transporte de taxi. Deu certo em outras cidades não tem pq não dar em Blumenau.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*