Blumenau será a primeira cidade de Santa Catarina a receber o projeto Cidades Saudáveis, uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz Brasília (Fiocruz), que busca ampliar a participação cidadã nas políticas públicas de saúde por meio da formação de lideranças sociais e conselheiros(as) de saúde.
O lançamento do projeto será realizado em 03 de setembro no auditório do Sintrafite e contará com a presença de autoridades nacionais e regionais da saúde.
A mesa de abertura será formada por nomes como Fernanda Lou Sans Magano, presidenta do Conselho Nacional de Saúde; Sylvio Costa, superintendente do Ministério da Saúde em SC; Eliana Bohland, representante do Núcleo Angicos da Fiocruz Brasília; e a deputada federal Ana Paula Lima, além de lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais.
A programação inicia às 18h30 com coffee break, seguida da mesa de abertura às 19h. Na sequência, às 19h30, será ministrada a palestra – “A saúde como direito e o SUS”, por Fernanda Magano.
Fernanda é psicóloga com mais de 30 anos de atuação, especialista em Direitos Humanos e Criminologia Social. Com trajetória ligada à saúde pública, já foi conselheira estadual de saúde em São Paulo. Atualmente, preside o Conselho Nacional de Saúde, órgão máximo de deliberação do SUS.
O projeto oferece oficinas formativas gratuitas, com certificação da Fiocruz, em diferentes regiões da cidade — Garcia, Centro, Velha, Fortaleza, Itoupava Central, Badenfurt e Escola Agrícola.
As oficinas são voltadas a conselheiros municipais de saúde, representantes de movimentos sociais, associações comunitárias, organizações da sociedade civil e cidadãos interessados em compreender melhor o SUS e lutar por cidades mais democráticas e justas.
As oficinas são totalmente gratuitas e já estão com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever pelos formulários disponíveis em https://linktr.ee/cidades.saudaveis





Seja o primeiro a comentar