Professora de Gaspar é uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10

Foto: arquivo pessoal

O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, divulgou na quarta-feira (17), o nome dos dez vencedores da edição deste ano. Entre os escolhidos está a professora de Gaspar, Jussara C. W. Schmitz, docente da Escola de Educação Básica Frei Godofredo. A educadora ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcadas para setembro, em São Paulo, onde vai concorrer ao título de Educadora do Ano.

Jussara conquistou os Selecionadores com o projeto de matemática, Costurando a Matemática. A ideia foi ensinar a matéria de maneira contextualizada à realidade dos alunos de duas turmas do 4º ano do Fundamental I. Para conhecê-los melhor, a professora enviou um questionário para casa dos estudantes para que os pais pudessem “apresentar suas crianças”. Os dados obtidos serviram de referência para a produção e leitura de tabelas e gráficos em sala de aula.

Não demorou para Jussara perceber que em 60% das famílias havia costureiras. A docente passou, então, a entrevistar mães e avós dos alunos em facções de costura próximas da escola para saber quantas roupas produziam por dia, a média de horas de trabalho, o valor recebido por peça e os gastos com linha e energia, por exemplo. Com as informações organizou aulas para que a turma aprendesse sobre estatística, medidas, problemas das quatro operações, sistema monetário, porcentagens, frações, entre outros. A interação social promovida fez as crianças valorizarem, ao mesmo tempo, o ofício das costureiras e a riqueza do conhecimento matemático presente no dia a dia.

Além de Jussara, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre quase 5 mil inscritos pela Academia de Selecionadores. A Academia é formada por grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Os vencedores são dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Dos 10 projetos campeões, quatro são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental I (sendo um também EJA), três com turmas do Ensino Médio, dois de gestão e outro com o Ensino Fundamental II. As disciplinas são variadas, indo de Educação Física à Matemática.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*