Procon lança projeto de educação para o consumo

Imagem: Reprodução YouTube
Imagem: Reprodução YouTube
Imagem: Reprodução YouTube

Aconteceu hoje em Blumenau o lançamento do projeto Educação para o Consumo: O Jovem Consumidor. A ideia é trabalhar com estudantes blumenauenses questões como: quem é consumidor, fornecedor, quais os direitos e obrigações de cada um. Para isso, um gibi foi preparado em que o próprio Vovô Chopão, figura clássica na cidade, da as orientações.

Além das revistas, uma animação foi produzida, pra criança e adulto algum colocarem defeito. Vimos o material e está bem interessante. Disponibilizamos o vídeo junto das demais informações enviadas por release pela Prefeitura de Blumenau:

 

Procon lança o projeto “Educação para o Consumo: O Jovem Consumidor”

O Procon de Blumenau iniciou na manhã desta terça-feira, dia 29, a primeira ação do projeto “Educação para o Consumo: O Jovem Consumidor”, que tem como objetivo levar aos alunos da rede de ensino informações sobre os direitos dos consumidores. O lançamento foi feito na Escola de Educação Básica (EEB) Luiz Delfino, no Centro, com a participação da maioria dos 1.200 estudantes da unidade.

Participaram da abertura do evento o prefeito Napoleão Bernardes, a coordenadora do Procon de Florianópolis, Elizabete Fernandes, além de autoridades municipais. Participação especial também do Vovô e Vovó Chopão. Na oportunidade, o coordenador do Procon, Alexandre Caminha, falou da importância de repassar as informações sobre o código do consumidor aos alunos para se tornarem multiplicadores destas informações, inclusive junto às famílias. “Esse projeto nasceu com o objetivo de passar aos estudantes seus deveres enquanto consumidores, de forma lúdica e alegre”, disse.

No início da apresentação, a equipe do Procon fez a distribuição dos gibis do órgão para os alunos com o tema Defesa do Consumidor. Totalmente ilustrado, o gibi traz uma história divertida entre um vovô e seu neto, que buscam explicar na prática tudo sobre o código do consumidor e os direitos das pessoas que compram mercadorias ou contratam serviços. A equipe do Procon também apresentou um desenho em vídeo refletindo as informações do gibi.

Para a estudante do ensino fundamental, Monielle Cristine Wilhelms, de 14 anos, a iniciativa é importante porque contribui para que todos estejam informados sobre seus direitos na hora de fazer as compras. “Dá pra aproveitar e muito quando for necessário. Esse projeto é bacana e todos, sem exceção, deveriam saber sobre isso”, diz. Segundo Alexandre Caminha, a proposta é levar o projeto para todos os estudantes da cidade, independente da faixa etária ou do ano que estão cursando.

Atividades
Nesta primeira etapa, o programa será apresentado em três unidades de ensino. Com a participação da maioria dos estudantes no período da manhã desta terça-feira no EEB Luiz Delfino, o Procon cancelou a apresentação no educandário para o período da tarde. Nesta quarta-feira, dia 30, a equipe do Procon leva o programa para os estudantes do Colégio Sagrada Família e, no dia 1º para os alunos da na Escola Básica Municipal (EBM) Machado de Assis.

Dia 30/09
Horário: 9h e 16h
Local: Colégio Sagrada Família
Endereço: rua 7 de Setembro, 915 – Centro

Dia 1/10
Horário: 7h às 11h30 – 13h15 às 17h15
Local: Escola Básica Municipal Machado de Assis
Endereço: rua Engenheiro Paul Werner, 1334 – Itoupava Seca

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta