Procon de Blumenau orienta consumidores para o sistema “Não me Perturbe”

Foto: reprodução

Levantamento do Procon de Blumenau apontou um total de 448 processos abertos nos últimos seis meses por consumidores, entre eles idosos aposentados, que alegaram problemas nos contratos de empréstimos consignados firmados com instituições. De acordo com o coordenador do órgão de defesa, Marcello Schiliró, o número de processos abertos relacionados a empréstimos representa aproximadamente 20% dos atendimentos efetivados em 2019 no órgão de defesa.

Com o objetivo de evitar que aposentados sejam alvos de instituições financeiras, entrou em funcionamento o novo sistema on-line “Não me Perturbe” das instituições e que pode ser acessado neste link. A nova ferramenta tem como proposta reduzir e mesmo impedir o assédio por telefone aos aposentados pelas instituições que insistem em fornecer empréstimos consignados

Facilidade

O que chama a atenção no sistema “Não me Perturbe” é a facilidade que ele oferece para quem tem interesse em evitar o contato das instituições por chamada telefônica. É necessário fazer um cadastro com nome, CPF e e-mail para gerar um login e senha. O próximo passo é escolher o bloqueio das instituições para não receber mais propostas, sendo que esse processo poderá ser efetivado em um período de 30 dias.

Marcello diz que o sistema “Não me Perturbe” é mais uma ferramenta em benefício dos consumidores e que pode reduzir os problemas enfrentados pelos aposentados. Mesmo assim, o coordenador diz que é preciso orientar a população e especialmente os aposentados para que nunca entreguem o cartão ou senha do banco a terceiro, incluindo parentes e amigos. Além disso, evitar passar informações pessoais por telefone quando não se conhece quem as está solicitando.

Fonte: Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta