Primeira turma de formandos em Dança da FURB apresenta espetáculo

Imagem: divulgação

Nesta quarta-feira, dia 14 de julho, às 9h30 da manhã, a turma da 8ª fase da graduação em Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) lança o espetáculo de conclusão de curso intitulado “sub.LIMINAR”. O espetáculo é mais do que especial, pois marca também a formatura da primeira turma em licenciatura em Dança da Universidade e de Santa Catarina.

O coordenador do curso, professor Marco Aurélio de Souza, destaca que o curso forma professores artistas e pesquisadores.

“É a primeira turma da FURB e é a primeira turma do Estado de Santa Catarina, o que torna isso um marco super significante para a história da dança no Estado. Uma luta de anos para conseguir uma formação específica em dança está se tornando realidade”.

A obra “sub.LIMINAR” foi inspirada no romance “Ensaio Sobre a Cegueira”, do escritor português José Saramago. É uma criação coletiva dos estudantes da 8ª fase sob a coordenação da professora Jussara Xavier, na composição coreográfica, e do professor Roberto Murphy, na montagem do espetáculo.
O professor Marco Aurélio conta que produzir um espetáculo no meio da pandemia foi um grande desafio para todos.

“Produzir um espetáculo por si só já é um desafio, no meio da pandemia acaba sendo muito maior. Por muitos momentos, lá no começo do semestre principalmente, as aulas tiveram que ser remotas. Aos poucos nós fomos voltando para a prática, os professores foram sendo vacinados, mas como demanda muita pesquisa, gerou uma certa angústia, por saber que não poderíamos estar presentes o tempo todo”.

Apesar das dificuldades impostas pela Covid-19, o professor afirma que o resultado ficou super sensível e muito bonito. “Vale a pena prestigiar, porque foram muitas pesquisas artísticas e corporais”.

Ele também salienta que o espetáculo é diferente dos moldes do que se costuma ver nas escolas de dança.

“Trouxe à tona várias questões da contemporaneidade, questões super presentes na vida dos acadêmicos e que com a pandemia acabaram sendo potencializadas, como a perda da visão, que está relacionada à perda de familiares, perda de pessoas queridas, perda de muitas possibilidades de envolvimento com a sociedade… e a arte acaba surgindo como esse lugar que pode, de certa forma, acalmar os corações e trazer uma relação consigo mesmo e com o outro, uma relação de empatia. Esse é um espetáculo bastante sensível porque traz novas formas de se pensar dança”, destaca.

O espetáculo será lançado no canal de YouTube da FURB TV, em youtube.com/furbtv, a partir das 9h30. Além disso, o link também estará disponível na bio do Instagram do curso de dança, em @dancafurb.
Sinopse

O que pode ser entendido nas entrelinhas, os meios ou os fins? O título do espetáculo “sub.LIMINAR” é um jogo de palavras que compreende um estado de perceber-se, um estado de atravessamentos que amplificam as condições postas do ser humano. Ser este, que vive em embate com o seu tempo relógio, no seu caos diário anunciado e na busca constante por reencontrar-se em si e no outro.

Fonte: FURB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta