Prefeitura de Blumenau renova com a Piracicabana. 180 dias ou mais?

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

Desde a última sexta-feira, a Prefeitura firmou um novo contrato emergencial com a Viação Piracicabana, nos moldes atuais. Mesmos 240 ônibus ( 220 em circulação), mesmos horários e mesma tarifa. O contrato tem validade de até seis meses. É neste período que a Prefeitura pretende viabilizar a licitação para escolher a empresa que irá operar o sistema de transporte coletivo da cidade nos próximos 20 anos.

A minuta do edital está em avaliação pelo Tribunal de Contas do Estado e o prazo para devolvê-lo ao Município é dois de agosto. Segundo Caio Silveira, assessor jurídico do Seterb e presidente da Comissão que elaborou esta minuta, caso o TCE não peça muitas adequações, é possível publicar o edital ao longo do mês de agosto. Depois é preciso um prazo de mais 45 dias  para receber as propostas e mais 30 dias para avaliá-las e definir pela melhor.

Estamos falando então de final de outubro, começo de novembro,  para sabermos qual empresa ganhará a licitação. Provavelmente depois do segundo turno das eleições.

Conhecida a empresa vencedora ( ou as empresas, no caso de consórcio), se não houver  questionamentos judiciais que retardem, são mais noventa dias.  Pelos meus cálculos, na visão mais otimista, teremos 100 novos ônibus operando em Blumenau no final de janeiro ou começo de fevereiro de 2017, já com um novo prefeito ( que pode ser o mesmo, no caso Napoleão).

Isso na visão otimista. Mas como este é um processo de  grande combustão, com ingredientes explosivos e milionários, a licitação tem tudo para enfrentar um bombardeio de ações judiciais.

Se a Prefeitura calculou bem os prazos, a nova operação começará oficialmente no dia 23 de janeiro do ano que vem, quando acaba o segundo contrato emergencial.

Mas caso haja algum questionamento judicial que retarde o processo,  a Piracicabana tem tudo para ganhar um terceiro contrato emergencial.

3 Comentário

  1. não sao os mesmos horários. As alterações forem feitas sem consulta aos usuários. Vide caso linha 709 Boa Vista (sábados) e outras linhas aos domingos.

  2. Bom era deixar como tava, greves, empresas sem pagar os funcionários, sem dinheiro para comprar diesel e um monte de mandados de busca e a apreensão dos veículos.
    Espero q a nova empresa se saia melhor, e tenhamos veículos melhores. Mas sem dúvida ta muito melhor do que com o siga e suas greves.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*