Prefeitura de Blumenau nega que novas câmeras instaladas sejam para multar

Foto: divulgação PMB

No começo da tarde, recebi de um vereador de Blumenau áudios atribuídos a um suposto guarda de trânsito falando que as novas câmeras instaladas na cidade, que fazem parte da Central de Controle Operacional, serviriam para multar os motoristas.

Pelo jeito circulou bastante, visto que a Prefeitura emitiu, através de Lairto Leite, secretário de Trânsito e Transporte, uma nota chamando a informação de fake news.

O mesmo vereador replicou também uma situação de caráter pessoal que envolveria o governador Carlos Moisés, que não tem relação com política.

Assim funciona a fábrica de fake news e é uma pena quando vemos agentes públicos ajudando a disseminar notícias sem confirmação ou sem interesse público.

Segue a nota oficial emitida pela Prefeitura.

“Circula nas redes sociais um áudio com informações falsas repassadas por um suposto Guarda de Trânsito da cidade de Blumenau, em conversa mantida com um familiar, supostamente um primo. No áudio, o homem relata diversas informações inverídicas sobre a utilização de 94 câmeras e o trabalho que seria realizado pelas forças de segurança como Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Polícia Civil, com o intuito de arrecadação de dinheiro por meio de multas de trânsito.

Sobre as informações, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), esclarece que o novo sistema de câmeras instaladas na cidade consiste em equipamentos que farão parte do sistema da Central de Controle Operacional (CCO).

O objetivo do sistema é realizar um monitoramento moderno e mais eficiente nas vias municipais com melhores condições para controlar o trânsito e reduzir o número de acidentes. É a tecnologia à favor da vida e da mobilidade urbana. Todo o sistema engloba câmeras de monitoramento, semáforos adaptativos, softwares, Central de Tráfego em Área (CTA), leitores de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), talonários eletrônicos, instalação de faixas elevadas, sistema de Detecção Automática de Incidentes (DAI), pontos de informações / totens, entre outros. Todos equipamentos voltados para a melhoria do trânsito da cidade.

Ou seja, os novos equipamentos não têm a função de monitorar para aplicar penalidades aos motoristas que trafegam nas vias, mas sim para melhoria do tráfego e da segurança dos blumenauenses.

A prefeitura informa ainda que está trabalhando na identificação do servidor e analisando uma possível responsabilização pela disseminação de informações falsas.

Att. Lairto Leite
Secretário da Secretaria de Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb)”

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta