Prefeitura de Blumenau estuda ações para revitalizar a Vila Itoupava

Foto: Eraldo Schnaider/Secom PMB

A Prefeitura de Blumenau estuda um conjunto de ações para dar uma nova dimensão para o Distrito da Vila Itoupava, envolvendo várias secretarias municipais.

Uma das iniciativas será transferir a sede da Prefeitura para a Vila Itoupava no dia 13 de setembro, data que o distrito foi criado. A iniciativa é do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), líder do governo na Câmara. Pelo projeto, a ideia de transferir simbolicamente a sede da Prefeitura contempla outras duas datas e locais: 25 de julho, na Fundação Cultural e dia 17 de dezembro no Distrito do Garcia.

Voltando à Vila Itoupava. Há a intenção de implantar internet na região central do Distrito, aos moldes do Blumenau Conecta, já existente em vários espaços públicos da cidade.

Uma ciclovia está sendo pensada, nas ruas Henrique Conrad e Erwin Masnke, com cerca de 4 quilômetros.

Postes serão pintados com as cores da Alemanha e um letreiro turístico, com referência ao título de Capital Nacional da Cerveja, será colocado.

A ideia também é realizar um desfile de Sete de Setembro alternativo (além do que acontece no centro de Blumenau) e uma parada da Oktoberfest, um mini desfile da nossa maior festa alemã.

Uma outra ideia que está sendo pensada é mexer na vegetação na subida da serra, com intuito de abrir espaço para plantar orquídeas ao longo da rodovia.

E por fim,  também em estudo, a ação mais complexa.

Transferir o Museu da Cerveja, hoje em frente ao prédio da FCB, no centro, para o prédio da antiga cervejaria Feldmann, sede do Centro Cultural da Vila Itoupava. A ideia é construir um grande centro histórico e cultural no local, explorando também a vocação cervejeira, valorizando a cultura e tradição da região, caracterizada pela forte colonização alemã.

Ou seja, são ações para todos os gostos e ritmos. Algumas devem ser implementadas em breve, outras, como o Museu da Cerveja, são mais complicadas. Mas é um desejo da administração municipal, que merece ser acompanhado e aplaudido.

Foto: Eraldo Schnaider/Secom PMB

 

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*