Prefeito Mário viaja à Brasília para discutir contratos e obras do BID

Foto: Michele Lamin/Secom PMB

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (sem partido), viaja nesta quarta-feira, dia 24, para Brasília, onde discutirá e apresentará aos representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o relatório das obras de mobilidade em andamento na cidade. O encontro faz parte do cronograma de execução das obras do BID e acontece anualmente. Essa é a segunda reunião da equipe em Brasília desde que os contratos foram assinados em 2017. Neste ano a comitiva de Blumenau será, mais uma vez, comandada pelo Prefeito Mário e contará com a presença do Prefeito, do Secretário de Mobilidade e Projetos Especiais, Paulo França, e da equipe técnica da SEMOSPE.

Além da apresentação do nível atual das obras em execução na cidade, o encontro tratará, em especial, do contrato da obra de Revitalização da Rua General Osório, que deverá ser prorrogado. Com apenas 30% dos trabalhos executados na obra que prevê a revitalização da Rua General Osório, e pelo não cumprimento de cláusulas estabelecidas no processo licitatório, um acordo mútuo foi formado entre a Prefeitura e a empresa responsável e realizado, na última semana, o rompimento do contrato vigente.

“Infelizmente em obras públicas temos situações como essa. Temos o dinheiro garantido para sua execução e o pedido de rescisão do contrato veio da empresa Compasa, que havia vencido o processo licitatório. O objetivo agora é concluir o trâmite legal e lançar o mais breve possível um novo processo licitatório para a conclusão da obra. Estamos confiantes de que o BID nos dará essa autorização para darmos continuidade o mais breve possível”, destaca Hildebrandt.

Mesmo havendo a autorização para a prorrogação de prazo do contrato com o BID, o pacote das outras obras que engloba o financiamento de US$ 118 milhões mantém seu fluxo natural, conforme o cronograma estipulado. As obras da Rua República Argentina e binário da Rua Chile, no bairro Ponta Aguda, tem cerca de 90% dos trabalhos já realizados. Mesmo caso se encontra na rotatória da Rua Dr. Pedro Zimmermann, que já está em fase de conclusão.

Em bom ritmo também segue a obra de duplicação da Rua Humberto de Campos, que se encontra com 75% dos serviços prontos. O Terminal Norte que está sendo erguido no bairro Itoupava Central é outra das obras que atinge 75% do andamento, enquanto o Terminal Oeste alcançou a marca de 48%, mesmo diante dos entraves de desapropriação e de detonação de rochas.

O contrato do BID ainda prevê a implantação do Plano de Segurança Viária, que está em andamento. Neste caso, o contrato da obra deve ser também prorrogado, uma vez que por decisão judicial um novo processo licitatório teve que ser realizado para a compra dos equipamentos que compõem a CCO – Central de Controle Operacional.

1 Comentário

  1. Cade a segunda etapa da reforma administrativa, ficou só no discurso, os comissionados do PP estão todos de volta?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*